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Licenciatura em Matemática

Perfil

O professor que atua nas instituições escolares da Educação Básica deve estar credenciado ao exercício profissional a partir de uma sólida base comum científico-tecnológico-humanística, relacionada aos campos de saber de sua formação, seguida de aprofundamento de conhecimentos específicos nas habilitações oferecidas pelo curso. O processo de formação do professor no decorrer dos cursos de licenciatura dos IFs, em seus diferentes momentos, deve propiciar aos alunos oportunidades de vivenciarem situações de aprendizagem de maneira a construir um perfil profissional adequado à formação de professores para a educação básica, e também compatível com a possibilidade de atuação na educação profissional, principalmente no caso do ensino médio integrado (MACHADO, 2008). Nesse sentido, o licenciado deverá ser capaz de: - Compreender o processo de construção do conhecimento bem como do significado dos conteúdos das suas áreas de conhecimento e de habilitação específica para a sociedade, enquanto atividades humanas, históricas, associadas a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural; - Desenvolver trabalho educativo centrado em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às possibilidades dos alunos, analisando-as a partir de abordagens teóricas que buscam a interação dos diversos campos do saber, na perspectiva de superá-las; - Estar alicerçado em bases científicas, nos conceitos e princípios das ciências da natureza, da matemática e das ciências humanas, presentes nas tecnologias e que fundamentam suas opções estéticas e éticas e seu campo de atuação; - Estruturar os saberes da sua área de conhecimento, buscando a interação intertemática e transdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; - Elaborar, analisar e utilizar diferentes procedimentos de avaliação do processo de aprendizagem, tendo em vista a superação da ênfase na abordagem meramente informativa/conteudista; - Ser capaz de compreender, de forma reflexiva e crítica, o mundo do trabalho, seus objetos e sistemas tecnológicos, e as motivações e interferências das organizações sociais pelas quais e para as quais estes objetos e sistemas foram criados e existem. - compreensão do significado do sistema de avaliação no processo de ensino e aprendizagem; Competências e Habilidades: • Elaborar projetos relacionando a matemática com o dia-dia do aluno incentivando todos ao interesse pela matemática, superando o misticismo do terror que tem causado a matemática; • Desenvolver uma pratica docente capaz de contextualizar o ensino da Matemática; • Desenvolver a capacidade de realizar trabalhos interdisciplinares com os seus colegas profissionais de outra área objetivando a formação geral do seu aluno; • Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento; • Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema; • Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; • Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica; • Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; • Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; • Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;

Palavras-chave: Cajazeiras, ENEM, Graduação, Licenciatura, Matemática, PSE, SiSU

Formas de Acesso

Sistema de Seleção Unificada - SiSU


O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

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Processo Seletivo Especial - PSE


Processo Seletivo Especial para ingresso nos Cursos Superiores Presenciais do IFPB nas modalidades: (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFPB que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFPB.

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Processo Seletivo Diferenciado - PSD


PROCESSO SELETIVO DIFERENCIADO PARA INGRESSO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Processo Seletivo dos Cursos Superiores - PSCS


Processo Seletivo Cursos Superiores 2023.2 para ingresso no segundo semestre letivo de 2023

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Coordenação

Francisco Aureliano Vidal - Coordenador(a)

William de Souza Santos - Coordenador(a) Substituto(a)

Contato da Coordenação

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Código do Curso (e-Mec): 1128096
Conceito do Curso (CC): 4
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 3
Enade: 3
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Conceito Institucional (CI): 4
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3218 h
Estágio: 400 h
Trabalho de Conclusão de Curso: 67 h
Atividades Complementares: 200 h
Prática Docente: 400 h
Período Mínimo de Integralização: 8
Número Total de Vagas: 80
1º Semestre: 40 vagas
2º Semestre: 40 vagas

Mais Informações

Estrutura Curricular das Disciplinas

Plano Instrucional Período das ANPEs