Projetos inovadores do IFPB contribuem para a transformação social

Quase 20 protótipos serão apresentados durante a Expotec de 06 a 11 de agosto

Por Nayara Leite
Publicado: 31 de Julho de 2023 às 13:03
Última modificação: 31 de Julho de 2023 às 13:03

Quando se fala em tecnologia, o IFPB tem se destacado com iniciativas inovadoras nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para apresentar como essas ideias podem transformar o dia-dia da sociedade, professores e estudantes vão mostrar projetos e protótipos desenvolvidos nos campi. Todo esse trabalho será apresentado durante a 9ª edição da Feira de Tecnologia (Expotec) que será realizada no período de 06 à 11 de agosto no Centro de Convenções, em João Pessoa.

Com o tema “Inteligência Artificial, plataformas e o futuro da Internet”, o público poderá conferir, no stand destinado ao IFPB, quase 20 projetos inovadores desenvolvidos e o impacto que essas tecnologias podem trazer para a sociedade.

Um deles é a jardineira automatizada. O sistema, desenvolvido pelo professor Thyago Silveira e os estudantes do Campus Cabedelo, oferece uma facilidade para quem faz o cultivo de alimentos, pois detecta de forma automática a condição do solo e aciona por meio da internet a irrigação quando necessária.

Outro trabalho inovador que utiliza a tecnologia assistiva junto à robótica e internet das coisas é a plataforma elevatória para cadeirantes, controlada via celular. “Nesse projeto trabalhamos as tecnologias assistivas oferecendo autonomia para quem precisa se locomover no ambiente escolar”, explicou o professor Thyago, que também levará para a Expotec um protótipo de monitoramento de variáveis ambientais do solo como umidade, temperatura, pressão e nível de CO2. "Essas variáveis são alimentadas num banco de dados e hospedado na nuvem permitindo que se tenha conhecimento das condições do solo de determinada área em tempo real”, afirmou Thyago.

Os protótipos construídos pelo IFPB levam conhecimento que vão além da sala de aula em um trabalho conjunto com estudantes. O professor Raphaell Maciel do Campus Cajazeiras explicou sobre os trabalhos que levará para a Feira.

“No nosso laboratório, utilizamos tecnologias como inteligência artificial, visão computacional, entre outras”, comentou Raphaell. Um dos projetos que ele apresentará na Expotec utiliza a robótica para um processo de inspeção de placas de circuito impresso, para posterior reutilização. “Esse tipo de tecnologia é importante pois automatiza o processo de reutilização de componentes elétricos”, pontuou o professor que também apresentará outros projetos relacionados à robótica.

Os trabalhos aprovados pelo IFPB contemplam a aplicação dos protótipos inovadores nas mais diversas áreas temáticas, desde meio ambiente até automação, robótica, todos interligados com a “Inteligência Artificial, plataformas e o futuro da Internet”, tema macro do evento.

Enquanto a estrutura para o evento é organizada, os participantes estão em contagem regressiva e a expectativa é positiva: "A Expotec é um evento que vem crescendo na Paraíba. É um momento importante para compartilharmos nossos trabalhos", concluiu o professor Raphaell.

Confira aqui a relação dos projetos do IFPB aprovados para serem apresentados na Expotec com a data da exposição e os pesquisadores responsáveis.

Além dos projetos, o IFPB irá ministrar minipalestras. Confira a relação aqui.

Registrado em: IFPB Tecnologia
Assunto: Informações