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Secretaria Escolar

Perfil

O profissional em Secretaria Escolar colabora com a gestão escolar, atuando na organização de registros escolares; operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registro do histórico escolar dos estudantes; controla e organiza os arquivos com o registro da vida acadêmica, processos de registros de conclusão de cursos e colação de grau; registra, em atas, as sessões e atividades acadêmicas específicas; conhece os principais elementos, fundamentos e princípios de sua profissão; compreende as principais concepções de administração e como essas se refletem no planejamento educacional escolar; compreende e analisa as questões relativas aos meios e fins da educação, considerando processualmente o diagnóstico, a execução e a avaliação; conhece e vivencia a ética e a transparência na educação pública; compreende a unidade escolar como parte de um complexo educacional ligada às redes e aos sistemas de ensino; domina os fundamentos da gestão curricular, gestão administrativa e gestão financeira da unidade escolar; compreende e diferencia, considerando os seus princípios da gestão democrática, uma gestão escolar com componentes autoritários e uma gestão escolar com componentes democráticos; compreende, analisa, elabora, reflete e vivencia o projeto político-pedagógico da escola; compreende e contextualiza, na lei e na prática social, a educação escolar, o Estado e as políticas educacionais; compreende e analisa a legislação educacional nas Constituições, nas Leis de Diretrizes e Bases, no Plano Nacional de Educação e nos Conselhos de Educação; domina, analisa, reflete, faz relações e mediações entre as normas emanadas dos conselhos de educação e o regimento escolar; lê, compreende e produz com autonomia, registros e escritas de documentos oficiais, relacionando com as práticas educacionais; conhece os fundamentos da contabilidade pública nos aspectos relacionados com o financiamento da educação, contabilidade da escola e da rede escolar; compreende e faz relações entre os equipamentos físicos, materiais pedagógicos, educação e aprendizagem; compreende e faz relações entre estatística e planejamento, estatística e avaliação, estatística e gestão, estatística e financiamento da educação; conhece e utiliza as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; compreende a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social; Lê, articula e interpreta símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber; conhece e aplica normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história; posiciona-se crítica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.

Coordenação

    • Tempo de Serviço na Instituição: -
    • Regime de Trabalho: Tempo Integral (40h)
    • Titulação: -
    • Currículo Lattes: -
Contato da Coordenação
  • Telefone:
  • E-mail:

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Modalidade: A distância
Turno: Integral

Atos Regulatórios

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 1290 h

Mais Informações