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Ensino de Língua Portuguesa como 2a Língua para Surdos (EaD/UAB)

Perfil

A oferta do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como 2ª Língua para Surdos é uma realização do Instituto Federal de Educação da Paraíba com fomento da Universidade Aberta do Brasil e visa promover uma formação docente voltada ao atendimento das necessidades educativas e tecnológicas, em especial das pessoas surdas, atendendo ao que prescreve a LDB e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. O Curso atende a uma demanda local e regional, tendo como ofertante o campus João Pessoa, cumprindo, portanto, com as metas de verticalização do ensino, no âmbito do Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB, que já conta com o Curso de Graduação em Letras a Distância. Espera-se que, com a conclusão do curso, o profissional tenha maior articulação linguística e tecnológica na interação a distância, seja detentor de maior embasamento teórico na área e, assim, mais atuante em seu fazer pedagógico na prática com pessoas surdas. Da mesma forma, tem-se a expectativa de formar profissionais mais amadurecidos enquanto docentes e pesquisadores. Pretende-se, ainda, que esse especialista perceba a necessidade de ampliar sua área profissional e acadêmica, atuando pró-ativamente em ações inclusivas, por meio do desenvolvimento de material didático, de metodologias e estratégias de ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. O curso oferece aos profissionais envolvidos a ampliação do conhecimento sobre o ensino de língua portuguesa, no contexto de seu campo de atuação. O especialista egresso deste curso deverá estar apto a atuar como um agente transformador da educação, em virtude da compreensão do processo de aquisição da linguagem e sua utilização nos diversos segmentos sociais. O egresso deverá, ainda, ser capaz de utilizar recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas de operacionalização e resolução de problemas, no contexto da educação de surdos, propiciando a formulação de ações, projetos, programas e políticas públicas, que visem favorecer a acessibilidade linguística.

Coordenação

    • Tempo de Serviço na Instituição: -
    • Regime de Trabalho: Tempo Integral (40h)
    • Titulação: -
    • Currículo Lattes: -
Contato da Coordenação
  • Telefone:
  • E-mail:

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Modalidade: A distância
Turno: Integral

Atos Regulatórios

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 465 h

Mais Informações