Notícia
2º Festival de Arte e Cultura do IFPB abre inscrições
Informações
Última modificação: 10 de Outubro de 2022 às 11:28
O 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB será realizado nos dias 09 e 10 de novembro, na capital paraibana. Durante dois dias, múltiplas atividades vão reunir estudantes, professores e técnico-administrativos de vários campi do Instituto Federal da Paraíba, além da comunidade externa, incluindo artistas consagrados. O Festival é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB e reúne quatro eventos: a I Mostra de Artes Cênicas, a 1ª Mostra Músicas do Mundo, o Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 e o 3º Concurso Literário do IFPB.
A programação geral já está divulgada no site: https://www.even3.com.br/arteculturaifpb/ Lá é possível se inscrever gratuitamente até o início do evento. Para as oficinas, a inscrição online irá abrir em breve e terá vagas limitadas. A programação será dividida em três espaços.
No Campus João Pessoa do IFPB, vai ser realizada a exposição das obras que ficaram em primeiro lugar no Prêmio de Artes Visuais. São sete expressões artísticas: fotografia, desenho e/ou pintura, desenho e/ou pintura digital, arte urbana, instalação artística, escultura e objeto, e audiovisual. A abertura da exposição será no dia 09 de novembro, a partir das 9h, e contará com a presença do artista visual homenageado, Wilson Figueiredo, que irá ministrar palestra com o tema “Renascer com a Arte”. Familiares do outro homenageado, Hermano José (in memorian), participarão. Nos dois dias do evento, uma Feira de Economia Solidária e Criativa estará acontecendo no pátio do campus IFPB-JP, das 8h às 17h.
No período da tarde, a programação passa para o Theatro Santa Roza, a partir das 13h. Haverá uma abertura institucional com a presença dos gestores do IFPB e dos artistas homenageados na Mostra “Encena com o IF”: a atriz Soia Lira, o dançarino Vant Vaz e o ator e artesão Dadá Venceslau. Apresentações musicais e peças teatrais dos grupos artísticos do IFPB estarão se revezando até às 18h30.
Entre os campi envolvidos estão Monteiro, Princesa Isabel, Campina Grande, Cabedelo Centro, Patos e Catolé do Rocha. As apresentações artísticas têm em comum a valorização da cultura brasileira, em especial a nordestina, trazendo temas importantes para o debate social. Nas apresentações teatrais, há textos adaptados de Carolina Maria de Jesus, Maria Valéria Rezende e homenagem a Margarida Maria Alves.
Na manhã do dia 10 de novembro, o evento vai focar nas oficinas. Dois homenageados serão ministrantes: Vant Vaz e Dadá Venceslau. A oficina de Vant é “Sensibilização em danças urbanas” e a de Dadá trata da Vivência de palhaço voltada para qualquer pessoa. Soia Lira vai realizar um workshop sobre sua experiência de atriz, após a exibição do curta-metragem “Doce de coco”. O encerramento será com a Banda Marcial Profa Dione Diniz O. Dias, da cidade de Sousa. Teremos ainda uma oficina sobre o folguedo popular Cavalo Marinho, com o professor Alan Monteiro, cujo grupo (Foto) que também fará apresentações no evento.
Na tarde do dia 10, a Usina Cultural Energisa passa a ser o palco da Mostra Músicas do Mundo. A partir das 13h30, na Sala Vladimir Carvalho, apresentações musicais dos campi do IFPB em Guarabira, Cajazeiras, João Pessoa, Monteiro, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Patos e Campina Grande. Artistas que já têm seu nome na cena musical paraibana também vão se apresentar, como Vitoria Ohara e Sexteto Paraíbrass. A última apresentação da noite deve ser a do músico e compositor Paulo Ró, o homenageado da Mostra Músicas do Mundo.
Na área externa da Energisa, mais música e apresentação artística dos estudantes do IFPB e ainda o lançamento da 2ª Coletânea de Poesia, Contos, Cordel e Crônicas do IFPB com a presença da escritora Marilia Arnaud, uma das homenageadas do Concurso Literário. Familiares de Lourdes devem participar, assim como os autores dos 40 textos selecionados e a comissão organizadora e avaliadora do concurso literário.
Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Arte: Pablo França - programador visual do IFPB