5ª edição dos Jogos Intercampi do IFPB marca retorno dos estudantes às quadras

Campi

Competição teve início na segunda (17) e vai até a sexta-feira (21)

Por Nayara Leite
Publicado: 19 de Outubro de 2022 às 12:36
Última modificação: 19 de Outubro de 2022 às 12:36

É tempo de Jogos Intercampi no Instituto Federal da Paraíba. Após mais de dois anos afastados das competições presenciais em função da pandemia de Covid-19, mais de 500 atletas de 17 campi estão voltando aos ginásios do IFPB. Nesta edição, os Jogos Intercampi estão acontecendo nas instalações do Campus Campina Grande e da Escola Estadual Bráulio Maia Júnior, situada ao lado do campus.

A solenidade de abertura do evento ocorreu na segunda (17) e contou com a participação do Reitor Nicácio Lopes, do Pró-Reitor de Assuntos Estudantes, Manoel Macedo, do Diretor do Campus Campina Grande, Albino Nunes, e do Diretor da Diretoria de Esportes e Educação Física, Silvio Romero. Também estiveram presentes no evento outros Pró-Reitores e diretores de diversos setores do IFPB. A cerimônia contou com apresentações culturais e com os desfiles das delegações dos 17 campi envolvidos na competição. Foi um momento de grande alegria e emoção para todos os presentes, como se pode ler aqui.

Na manhã desta terça-feira (18), primeiro dia de competição, o Campus Campina recebeu a rodada de estreia das modalidades de futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino, voleibol feminino e masculino, vôlei de areia feminino e masculino, tênis de mesa, xadrez e basquete masculino.

Apoiados pela torcida, que lotou as três instalações destinadas à competição, os estudantes iniciaram as suas participações nos jogos às 8h nas modalidades de handebol, vôlei de praia e futsal em três espaços diferentes: o ginásio do campus Campina, a quadra de vôlei de areia e o ginásio da Escola Técnica Estadual. As partidas de estreia foram disputadas pelas equipes de Cabedelo e Catolé do Rocha (handebol feminino), Cajazeiras e Monteiro (vôlei de praia masculino) e Cabedelo e Campina Grande (futsal feminino).

O início da competição foi celebrado pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo. “Os Jogos Intercampi já são uma competição consagrada no IFPB e nós sempre tivemos esse olhar para o evento como uma ferramenta de intercâmbio e de trocas culturais em que os estudantes têm a oportunidade de conhecer alunos de outras unidades e de conhecer outras unidades também, o que faz o evento ser muito integrador. Como não pudemos realizar os jogos nos dois anos em que a pandemia de Covid-19 esteve mais grave, a edição deste ano da competição se reveste de um significado muito especial, porque é o retorno de um evento presencial em que nós vemos a alegria nos olhos dos estudantes por essa possibilidade de se encontrar, de estar juntos e de poder ter esse convívio que o evento proporciona”, afirmou o professor.

A alegria mencionada pelo Pró-Reitor podia, de fato, ser percebida no olhar de Jéssica Lima, estudante do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Sousa. A estudante falou sobre a felicidade de voltar aos Jogos Intercampi depois de ter participado de edições anteriores da competição. “Para mim, como estudante, esse evento é um momento de união, em que nós aprendemos a nos comunicar com outras pessoas, fazer amizade com outras pessoas e isso é algo que não só a família pode nos dar, mas a escola também, e isso é muito importante”, afirmou a discente.

Micaely Oliveira, estudante do curso Técnico em Informática do Campus Santa Luzia, também destacou a felicidade por participar dos jogos e por poder colocar em prática todo o treinamento realizado para a competição. “Eu tenho dezesseis anos e comecei a jogar futebol aos oito. Desde pequenininha eu gosto de jogar futebol, é meu esporte predileto, eu amo o futsal de coração e estou muito feliz por ter essa experiência de estar aqui”.

Resumo do dia - O primeiro dia dos jogos contou com nove partidas de futsal (três do feminino e nove do masculino), uma partida de basquete masculino, cinco jogos de vôlei de areia (três masculinas e duas femininas), duas de handebol (uma feminina e uma masculina), duas de voleibol (uma masculina e uma feminina) e 32 partidas de tênis de mesa (12 femininas e 20 masculinas). O saldo e os resultados das competições de xadrez serão divulgados no boletim desta quarta-feira (19). Todos os resultados podem ser consultados no arquivo abaixo.

Texto e fotos: Amanda Tavares de Melo – Jornalista do IFPB

Registrado em: Esportes Estudante