Estudantes do IFPB podem se inscrever até 20 de novembro

Por Nayara Leite
Publicado: 1 de Novembro de 2023 às 16:18
Última modificação: 1 de Novembro de 2023 às 16:18

A Huawei iniciou nesta semana as inscrições para a ICT Competition 2023 – 2024, competição global que reúne estudantes de instituições de ensino parceiras da Huawei ICT Academy ou que tenham o interesse em ingressar na Huawei ICT Academy. As inscrições vão até 20 de novembro. O IFPB é bicampeão mundial da competição.

Para participar desta edição da competição, o IFPB organizou uma seletiva local onde participaram estudantes de todos os campi e os que se destacaram nas provas foram escolhidos para participar da competição da Huawei.

“Embora o IFPB já tenha definido seus representantes através do edital 17/2023 do Polo de Inovação e Pró-Reitorias, participar da competição nesta primeira etapa é uma oportunidade única para o aprendizado de novas tecnologias que estão em alta no mercado. Além disso, os melhores resultados ficam em uma lista de espera e caso o IFPB fique desfalcado para a segunda etapa, poderão ser chamados para representar a instituição em uma eventual segunda etapa”, destacou o professor Michel Dias, coordenador de infraestrutura do Polo de Inovação.

As inscrições são feitas através do site oficial do programa, disponível aqui. Nele, também é possível saber mais detalhes sobre a competição, como os conteúdos avaliados, o calendário oficial e as especificações de cada prova.

Durante os dias 8 e 9 de dezembro, os alunos realizarão provas preliminares, de forma remota, para a fase de classificação para as finais nacionais, que ocorrem em janeiro de 2024.

A competição será dividida em quatro etapas, a preliminar nacional, as finais nacionais e as finais regionais. Em todas elas, os competidores testarão seus conhecimentos por meio de provas. Durante as finais regionais, os alunos também participarão de um exame prático. A competição é dividida em três categorias: redes, nuvem e computação. A fase preliminar será realizada através de computadores próprios. Já na fase nacional, as três melhores notas da instituição na trilha escolhida formam times e disputam entre si em um evento presencial na cidade de São Paulo. Durante a fase América Latina, as equipes disputarão a competição contra outras instituições da América Latina. A fase global será realizada em Shenzhen, com todos os times aprovados anteriormente.

*DGCOM com informações da Assessoria de comunicação da Huawei