Acompanhe as seleções para cursos Proeja

Ensino Técnico

Cursos técnicos integrados ao ensino médio de Meio Ambiente, Agroindústria, Administração e Eventos. Aulas acontecem no período noturno para maiores de 18 anos.

Publicado: 29 de Novembro de 2016 às 13:55
Última modificação: 3 de Maio de 2017 às 10:11

Acompanhe o andamentos dos processos seletivos para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do IFPB. As vagas são em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Em Cajazeiras, o curso é de Meio Ambiente (40 vagas), em Campina Grande, é de Administração (40 vagas), em Sousa é de Agroindústria (30 vagas) e em João Pessoa oferta o de Eventos (40 vagas); e os cursos ocorrem no período noturno.

Acesse no Portal do Estudante os Editais com as instruções, os cronogramas das etapas e detalhes em: https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/7/.

Requisitos - Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o 9º ano (antiga 8ª série) ou equivalente; ter idade mínima de 18 anos, completados até o dia da matrícula; e não possuir o Ensino Médio completo. Há cota para pessoas com deficiência. Para incrição o candidato deverá apresentar: Formulário de Inscrição, fotocópia (frente e verso) e original da Carteira de Identidade e do CPF, fotocópia e original de comprovante de residência do mês anterior, fotocópia e original do certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental), entre outros.

Em João Pessoa, a Coordenação Proeja divulgou o resultado final, confira aqui. Os candidatos classificados já realizaram matrículas e para preenchimento das vagas remanescentes foi realizada uma 2ª chamada. Confira no edital de convocação para matrículas toda a documentação necessária e informações sobre a etapa de matrícula. Os candidatos convocados devem realizar pré-matrícula entre os dias 24 e 25 de abril de 2017 na Coordenação de Controle Acadêmico do Campus João Pessoa

Em Cajazeiras, Campina Grande e Sousa as etapas do processo seletivo para os cursos Proeja já foram encerradas. Confira abaixo os editais de confirmação de matrícula, onde consta a relação dos candidatos que apresentaram a documentação e tiveram suas matrículas efetivadas. Todos os candidatos com matrículas confirmadas devem aguardar o início do ano letivo de seu respectivo Campus.

Editais de confirmação de matrícula:

Cajazeiras;

Campina Grande;

Sousa.

PROEJA - O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, dentre outros.

O Programa nasce no ano de 2005, quando o Governo Federal instituiu o primeiro Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, em seguida substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro, com a inclusão da oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

*com edição da Coordenação de Editais da PRE