Alunas do IFPB podem se inscrever no Programa Power4Girls

Informações

Tema da edição 2023 é “Acessibilidade e Inclusão”, e as inscrições vão até 16/02

Por Nayara Leite
Publicado: 10 de Janeiro de 2023 às 09:59
Última modificação: 10 de Janeiro de 2023 às 09:59

Empoderar meninas por meio do estímulo à criatividade e à inovação. Este é o intuito do Programa Power4Girls - Empower to Lead! (P4G), uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. Em 2023, o tema do programa é "Acessibilidade e Inclusão", e a inscrição de projetos pode ser feita até o dia 16 de fevereiro.

O programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.

Acesse o site do programa

As alunas devem estar cursando o ensino médio e estar matriculadas em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Importante: as candidatas NÃO podem estar no último ano e/ou concluir o ensino médio até o final do programa (em outubro).

Realizado em parceria com o Instituto Gloria, o Programa Power4Girls tem o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Como fazer a inscrição

Para se inscrever, as alunas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) precisam se unir em equipes. Cada grupo deve ser  formado por quatro alunas e um(a) professor(a)-orientador(a) voluntário(a).

As equipes devem propor um projeto a ser desenvolvido de acordo com o tema do programa (Acessibilidade e Inclusão) e que cause impacto positivo em sua comunidade, cidade, Estado ou em todo o país. Serão selecionadas as 20 melhores ideias para serem desenvolvidas ao longo programa.

Confira aqui o edital do Programa Power4Girls.

A abertura oficial do Power4Girls acontecerá em evento virtual nos dias 11 e 12 de abril de 2023. Durante esses dois dias as participantes e seus(as) respectivos(as) mentores(as) participarão de oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, assim como terão a oportunidade de interagir com líderes femininas inspiradoras.

Nos seis meses seguintes (maio a outubro), a formação das participantes do Power4Girls ocorrerá de maneira on-line. Ao final do programa, acontecerá a entrega dos prêmios para os três projetos mais bem avaliados.

P4G busca meninas com espírito empreendedor e de liderança

O Programa Power4Girls busca meninas com espírito empreendedor e de liderança, que sejam proativas e motivadas a aprender. Espera-se que as alunas atuem em equipe, ajudando-se e apoiando-se mutuamente ao longo de todo o programa, visando sempre o crescimento acadêmico, pessoal e, no futuro, profissional.

Conforme o edital, o P4G objetiva fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI.

*Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB

Registrado em: Estudante IFPB