Alunos do campus Campina Grande rumo ao ouro da olimpíada de Geografia

Campi

IFPB ganhou 04 medalhas de ouro na etapa estadual. Equipe de Campina Grande obteve a maior pontuação das escolas públicas e vai a São Paulo para disputa nacional

Por Nayara Leite
Publicado: 17 de Outubro de 2019 às 10:16
Última modificação: 17 de Outubro de 2019 às 10:16

Os estudantes medalhistas de ouro da 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), etapa estadual, André Lucas de Vasconcelos, Ana Lívia Meira e Gabriella Nunes estão de malas prontas rumo à Unicamp em Campinas para disputarem com equipes de 26 estados do país a etapa nacional. Participam da fase final as duas maiores pontuações por estado. Das 16 medalhas conquistadas pelo IFPB, quatro foram de ouro, sendo duas do campus Campina Grande e duas do campus Catolé do Rocha.

A OBG visa a utilizar o conhecimento das ciências da terra e da geografia para empoderar os alunos, no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. Ter conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades.

“Avaliamos nossa participação como uma ótima experiência para construção e crescimento, enquanto alunos. A experiência na olimpíada de geografia, trouxe consigo o conhecimento que está fora e dentro dos livros, através do ensino da geografia como modificador e difusor social, experiência incrível. Estamos nos preparando através do estudo coletivo, ficamos numa dinâmica de enviar vídeo-aulas, textos e pesquisas científicas sobre determinados assuntos que englobam a geografia em seus diversos âmbitos, de forma similar a como trabalhamos nas outras  fases da olimpíada”, explica Andre Lucas.

Para o professor de Geografia e orientador da equipe, batizada de “priapez@s do Agreste”, Petrúcio Oliveira, a conquista de uma das vagas tem um grande valor, pois mostra à sociedade a qualidade de nosso ensino. “Compreendo que esse feito expressa e atesta, de certa forma, o compromisso com o ensino desenvolvido e ofertado pelo IFPB enquanto instituição pública que garante para a sociedade uma educação pública com resultados positivos e de qualidade”, afirma Oliveira.

Petrúcio acredita que a conquista da medalha e a maior pontuação entre as escolas da rede pública é o resultado do trabalho em parceria. “O mérito desse resultado certamente passa pelo trabalho coletivo desenvolvido pela equipe que abraçou a ideia da olimpíada, além da contribuição da área de ciências humanas, especialmente dos demais colegas professores de geografia, em especial destaco as contribuições do professor Thiago Lima”, conclui.

A outra equipe medalhista de ouro do campus Campina Grande foi composta pelos estudantes: Rembrandt Vasconcelos Costa; Juan Pablo Araújo Barbosa e João Vitor Silva Luciano.

A previsão dos resultados e premiações da fase presencial é dia 20 de outubro. Os alunos selecionados na fase presencial serão treinados para participarem da International Geography Olympiad em 2020 em Istambul, Turquia.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Registrado em: Campina Grande Olimpíada