Arinter e PRE selecionam estudantes para intercâmbio no Japão

Bolsas, Estágios, Empregos

Programa do Conif é voltado para estudantes de alguns eixos tecnológicos. Confira!

Publicado: 20 de Agosto de 2019 às 17:49
Última modificação: 28 de Agosto de 2019 às 10:24

A Pró-Reitoria de Ensino e Assessoria de Relações Internacionais estão realizando pré-seleção para estudantes do ensino técnico integrado para participarem da chamada pública de intercâmbio no Japão através do Programa Sakura Science High School, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia.

De acordo com a Arinter, a seleção é voltada para os cursos pertencentes aos seguintes eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Industrial.

Acesse aqui o edital de pré-seleção e o edital do Conif:

As inscrições para o edital interno de pré-seleção acontecem até o dia 27 de agosto. Cinco estudantes serão selecionados para a entrevista em inglês que acontece no dia 03 de setembro. Será pré-selecionado pelo IFPB exatamente um/a estudante para participar do edital CONIF/AI 01/2019. A documentação deve ser enviada pelo e-mail: ifpb.arinter@gmail.com.

a)Formulário de inscrição devidamente preenchido (ANEXO I do edital CONIF/AI 01/2019) b) Comprovante de cidadania brasileira: cópia de documento válido de identificação com foto; c) Cópia oficial do histórico acadêmico mais recente com coeficiente de rendimento escolar; d) Curriculum vitae; Pré-seleção de Estudante para participação no Sakura High School Program – PRE - ARINTER/IFPB e) Cópia dos documentos que comprovem a experiência apresentada pelo/a candidato/a no formulário de inscrição (ANEXO I do edital CONIF/AI 01/2019) em um único arquivo PDF; f) Formulário de autorização dos pais ou responsáveis legais para participar do Sakura SHSP (para menores de idade) (ANEXO III do edital); g) Declaração de compromisso atestando que o candidato disseminará os resultados da experiência de intercâmbio na comunidade acadêmica (ANEXO IV do CONIF/AI 01/2019); h) Formulário de liberação de informações pessoais e imagem (ANEXO V do edital CONIF/AI 01/2019).

O objetivo do programa Sakura Science High School é promover intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros na área de ciência e tecnologia avançada, desenvolvidas no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

por Patrícia Nogueira