Cajazeiras reabre inscrições para curso Proeja em Meio Ambiente

Ensino Técnico

PROEJA: Inscrições foram reabertas até 03 de fevereiro. São ofertadas 40 vagas em Cajazeiras.

Publicado: 18 de Novembro de 2016 às 18:24
Última modificação: 6 de Fevereiro de 2017 às 11:28

O Campus Cajazeiras do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) reabriu inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado com o Ensino Médio.

Clique aqui e confira o edital de abertura com todas as informações no Portal do Estudante.

As 40 (quarenta) vagas, sendo 02 (duas) reservadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, são ofertadas através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As inscrições foram reabertas até o dia 03 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, na Biblioteca do Campus Cajazeiras, situada na Rua José Antônio da Silva, nº. 300 – Jardim Oásis – Cajazeiras/PB, nos três turnos de expediente do referido setor.

Requisitos - É preciso ter concluído ou estar cursando o 9º ano (antiga 8ª série) ou equivalente; ter idade mínima de 18 anos, completados até o dia da matrícula e não possuir ensino médio completo.

Seleção - A avaliação será feita através de um questionário / entrevista entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2017. Na ocasião, será feita uma análise do histórico escolar dos candidatos e o questionário/entrevista será analisado por uma equipe formada pelo coordenador do Proeja, e profissionais da psicologia, pedagogia e assistência social do IFPB. Os critérios tomam por base o desempenho acadêmico do aluno no Ensino Fundamental e as expectativas com relação ao curso e suas condições sócio-econômicas e culturais.

A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 15 de fevereiro nos murais do Campus Cajazeiras e no Portal do Estudante.

Matrícula - Após a divulgação do resultado final haverá convocação para realização das matrículas dos candidatos aprovados.No ato da matrícula, o classificado deverá apresentar: uma foto 3x4 recente; original e cópia do Certificado do Ensino Fundamental e Histórico Escolar; da Certidão de Nascimento ou Casamento; de RG; CPF; documento de quitação com o Serviço Militar (para pessoas do sexo masculino); Título de Eleitor com comprovante da última eleição para maiores de 18 anos; e Comprovante de Residência recente.

Perfil - O Técnico em Meio Ambiente caracteriza situações de risco e aplica métodos de mitigação de impactos ambientais. Gerencia manejo de resíduos na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Atua como analista ambiental realizando diagnósticos e caracterização de ambientes. Organiza e atua em campanhas para sensibilização sobre a preservação do meio ambiente. Identifica e acompanha os procedimentos de avaliação, estudo e relatório de impacto ambiental. Auxilia na implantação de sistema de gestão ambiental em organizações conforme normas técnicas em vigor.

Maiores informações podem ser obtidas através dos contatos da Coordenação de Curso PROEJA em Cajazeiras:

Acompanhe através do Portal do Estudante: estudante.ifpb.edu.br o andamento das seleções estudantis no IFPB.

*Coordenação de Editais da PRE

*editado em 27/01, devido a reabertua das inscrições.