Câmara realiza sessão em homenagem aos 10 anos de criação dos IFs

Informações

Reitora em exercício Mary Roberta participou da solenidade nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF).

Publicado: 12 de Abril de 2018 às 15:57
Última modificação: 12 de Abril de 2018 às 15:57

A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (12), uma sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A reitora em exercício do IFPB, Mary Roberta Marinho, participou da solenidade, em Brasília (DF).

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante foram as autoras da proposta. A sessão solene faz parte do plano elaborado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para as comemorações dos 10 anos da Rede Federal, que incluem diversas outras atividades até o final do ano.

“Não faltam motivos pra comemorar os 10 anos dos Institutos Federais, que representam o acesso à ciência e tecnologia como instrumento de libertação de um povo. O acesso ao conhecimento e à produção de conhecimentos tecnológicos e científicos pela população brasileira é uma forma de afirmar a democracia”, afirmou Maria do Rosário, durante a sessão. A deputada destacou ainda a resistência dos IFs diante do cenário atual. “Uma palavra resume essa sessão: Resistência! Resistência para dizer que não retrocederemos ao que foi construído por toda uma comunidade acadêmica há 10 anos, de forma democrática, com trabalho dos parlamentares e com sonhos de brasileiros e brasileiras”.

Para Mary Roberta, a solenidade é de uma importância singular, “pois vem a coroar a atuação dos Institutos nessa década, representando muita significância, principalmente para algumas instituições que foram criadas a partir desse momento, durante o processo de expansão da Rede. Passamos, nesses 10 anos, de menos de 150 para 644 unidades, com uma estrutura multicampi e pluricurricular que tem transformado a vida de pessoas nos diversos rincões do Brasil”.

A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem às Escolas Técnicas Federais e, posteriormente, aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Em 29 de dezembro de 2008, 31 Cefets, 75 Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), 39 Escolas Agrotécnicas, 7 Escolas Técnicas Federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Texto: Verônica Rufino - DGCom/ Foto: JB Sousa - Fotógrafo da Câmara dos Deputados

Registrado em: IFPB
Assunto: Informações