Campi realizam ambientação com alunos novatos

Campi

Reuniões e eventos integram servidores, estudantes e pais de alunos.

Publicado: 6 de Março de 2017 às 16:16
Última modificação: 7 de Março de 2017 às 19:45

Campus Picuí: realiza ambientação com alunos ingressantes, eventos aconteceram de 07 a 23 de fevereiro.

De 07 a 23 de fevereiro de 2017, o Campus Picuí realizou a ambientação com os estudantes ingressantes nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio com o objetivo de integrá-los à Instituição.

Durante a programação ocorreram nivelamento de Português e Matemática, apresentação de projetos desenvolvidos na Instituição,  Regimento Didático, Regulamento Disciplinar, dinâmicas de integração, apresentações artísticas e culturais com a participação de professores e alunos da instituição e oficinas que abordaram vários temas previstos no Programa da Política de Assistência Estudantil do IFPB.

Aos alunos do Curso de Geologia foi proporcionada uma visita técnica à Cachoeira do Pedro localizada a 5 km de Picuí para que os estudantes vivenciassem o espírito aventureiro que a Geologia proporciona.  O êxito do projeto se deve à integração ocorrida entre a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, equipe multiprofissional que integra a COPAE, Professores e Coordenadores dos Cursos.

Campus Monteiro: convoca reunião com todos os pais dos estudantes novatos.

O IFPB campus Monteiro convoca, para reunião, todos os pais dos estudantes novatos dos Cursos Técnicos Integrados, com o objetivo de compartilhar interesses entre a escola e os pais, além de acolher a família no ambiente do Campus Monteiro, conforme programação abaixo:

06/03/2017 às 14h – Reunião com os pais dos estudantes do Curso de Instrumento Musical;

07/03/2017 às 8h - Reunião com os pais dos estudantes do Curso de Manutenção e Suporte em Informática;

07/03/2017 às 10h - Reunião com os pais dos estudantes do Curso de Edificações;

A presença de todos os pais é imprescindível. Contato: (83) 3351-3700.

Campus Itaporanga: Novos alunos participam de palestra sobre perigos tecnológicos.

Bastante interessados pelo tema, alunos do primeiro ano do Campus tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os riscos que as redes sociais e os recursos tecnológicos podem acarretar.

A abordagem se utilizou de situações familiares ao cotidiano dos discentes para debater as seguintes problemáticas: check-ins, postagens nas principais redes sociais, uso adequado de comunicadores instantâneos, disseminação de falsas histórias, encontros a partir de sites e aplicativos específicos, armazenamento de informações pessoais nas nuvens, dentre outros. Tal debate - Os Perigos das Novas Tecnologias -  foi facilitado pelos servidores do Campus Itaporanga.

Cada cenário e seus riscos foram contextualizados com um viés jurídico, por exemplo, comportamentos em redes sociais que se relacionam com assédio, injúria, racismo e afins. "Com aquilo que compartilham vocês podem estar sendo coniventes com um crime e podem ser, como o autor, igualmente responsável", enfatizou.

Campus Sousa: Atividades do Adaptacampus integram servidores e alunos, onde vários setores programaram ações nos cursos técnicos integrados.

A programação do projeto Adaptacampus 2017 foi elaborada em conjunto com diversos setores do IFPB - Campus Sousa para proporcionar uma maior integração entre os novos estudantes e os servidores que atuam não somente em sala de aula. Foram pensados encontros de orientação, esclarecimento de dúvidas e momentos lúdicos, por exemplo.

Bibliotecários e auxiliares conversaram sobre direitos e deveres de quem acessa serviços como a consulta e o empréstimo de livros. Até uma apresentação audiovisual estava no roteiro, com a exibição de um curta-metragem animado premiado com um Oscar em 2012: "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore". A atividade do setor foi completada com música, expressão artística em cartazes e uma consulta. "Foram aplicados formulários de sugestões para que os novos alunos apresentem seus pedidos de aquisição de novos livros, filmes e materiais informacionais, além de proporem atividades culturais para que a Biblioteca desenvolva ao longo do ano, colaborando para fazer deste um melhor espaço de informação, conhecimento e cultura para seus usuários", disse o bibliotecário Jobson Louis Santos.

As coordenações de Extensão e Estágio participaram de bate-papo com os jovens sobre normas, editais e projetos desenvolvidos pelo IFPB em comunidades, além de parcerias com empresas e outros órgãos públicos. O mesmo formato foi usado pelas assistentes sociais do Campus para falar sobre auxílios e temas relacionados à boa convivência no ambiente do Instituto.

Na última terça-feira (21), uma palestra abordou a questão da adoção responsável de animais. A apresentação foi desenvolvida por estudantes do curso de Medicina Veterinária e pelo professor Daniel Cézar da Silva. "A ação teve significativa resposta por parte dos discentes, o que foi confirmado pela interação positiva durante a palestra, bem como aos questionamentos levantados", observou o professor. Orientações sobre vacinação, vermifugação e castração de animais também fizeram parte da conversa.

Outra palestra importante aconteceu com o médico do Campus, Ricardo Rocha Rodrigues. Ele escolheu como tema "Hipertensão e alcoolismo na adolescência". Um estudo divulgado em 2012 no periódico European Journal of Preventive Cardiology concluiu que o consumo de bebidas alcoólicas durante a juventude é um dos hábitos que podem causar hipertensão na vida adulta, além de outras  doenças cardiovasculares. "Nos propomos a promover informações traduzidas em conhecimento para subsidiar o educando de forma eficiente e dinâmica", destacou a pedagoga Francinaide Souto, que também faz parte da comissão organizadora do projeto.

As atividades do Adaptacampus 2017 vão até meados de março.

*com informações dos campi

Registrado em: Monteiro Picuí Sousa