Campus Campina premia vencedores da Olimpíada Campinense de Física

Campi

Estudantes e gestores das escolas receberam medalhas e troféus. A competição é promovida pelo Departamento de Física do campus Campina

Por Nayara Leite
Publicado: 13 de Novembro de 2017 às 11:52
Última modificação: 13 de Novembro de 2017 às 11:52

A cerimônia de premiação dos estudantes campeões da Olimpíada Campinense de Física (OCF) aconteceu nesta quinta-feira, 09. A olimpíada é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande, e constitui um programa permanente do Curso de Licenciatura em Física, responsável por sua execução, com o intuito de despertar e estimular o interesse pela Física, aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas de educação básica do município.

Foram premiados 20 estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze, além da entrega de troféus para as escolas campeãs. O ouro ficou com o estudante da Escola Virgem de Loudes (Lourdinas), Sony Gonzaga de Melo Neto. “Receber a medalha de ouro foi me desafiar. Isso na verdade me serve como estímulo para outros desafios, no caso, me refiro à prova do ITA, que pretendo fazer”, diz o estudante do segundo ano do ensino médio.

Neto enfatiza que quem consegue realmente entender a Física observa o quanto ela é bonita. Ele elogiou a prova elaborada pelo Departamento de Física do campus. “Muito bem contextualizada e dentro dos padrões do ENEM”, afirma. A prova da OCF foi aplicada em setembro e teve cerca de quinhentos inscritos de escolas públicas e privadas. Os alunos responderam de 15 a 20 questões dependendo do nível, que contemplava jovens desde o ensino fundamental até o médio.

Os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar ficaram com as escolas Lourdinas, Carmela Veloso e Colégio Autêntico, respectivamente.  “É importante sabermos que essa competição é para adquirir conhecimento. Espero que consigamos garimpar jovens talentos com essa iniciativa”, comenta o professor de Física, Geraldo Costa.

O curso Superior de Licenciatura em Física do IFPB Campina oferta por meio do SISU e Processo Seletivo Especial (PSE) 80 vagas anualmente.

Registrado em: Campina Grande
Assunto: Campi