Campus CG é reconhecido como a primeira Apple School do IFPB

Por Ernani Brito
Publicado: 24 de Outubro de 2022 às 11:13
Última modificação: 24 de Outubro de 2022 às 11:16

O IFPB campus Campina Grande passou a fazer parte de um seleto grupo de instituições educacionais no mundo inteiro nesta semana. A unidade do Instituto Federal da Paraíba é a primeira da Rede no estado a se tornar integrante da Apple Distinguished School, um conjunto de escolas que usa ambientes tecnológicos para apoiar as metas de aprendizagem.

O projeto submetido pelo campus Campina ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações foi desenvolvido em três etapas. Primeiro, servidores e estudantes do IFPB desenvolveram aplicativos para smartphones. Em seguida, um laboratório de informática foi estruturado com equipamentos Apple. E, nesta quinta-feira (20), duas turmas de estudantes dos cursos integrados iniciaram uma capacitação de dois meses em programação. "Conseguimos implantar um laboratório de ponta, oferecer bolsas a cerca de 60 estudantes durante o período total do projeto, bem como a professores orientadores. Hoje temos a oportunidade de oferecer cursos alinhados a demandas de desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais,  com objetivo de capacitar  servidores, estudantes e comunidade externa em  novas tecnologias, desenvolvimento da criatividade e concretização de ideias em ferramentas que possam ser aplicadas para benefício da sociedade", comentou professora e Diretora de Ensino do Campus, Ana Cristina Oliveira, líder do projeto de implantação do projeto.

O investimento foi de R$ 500 mil e o projeto será finalizado mês que vem. Após a conclusão da implantação, o novo espaço do campus poderá ser utilizado para outras atividades. Atualmente, 689 escolas integram o programa em 36 países. "[Professores e Diretores] usam o iPad e o Mac para inspirar a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos, e cultivam ambientes nos quais os alunos se sentem motivados e curiosos para aprender", informa a descrição do programa em seu site oficial.

O Laboratório de Aplicações Móveis, Pesquisa e InovaçÃO (LAMPIÃO) se junta a cerca de outros 70 já em funcionamento no campus CG para o desenvolvimento de atividades letivas, de pesquisa e de extensão. O programa Apple Distinguished School possui escolas em outros seis estados brasileiros. No nordeste, além da Paraíba, fazem parte os estados de Pernambuco, Bahia e Maranhão. "O projeto Lampião vai proporcionar para os alunos uma experiência com tecnologia de primeiro mundo. No laboratório, eles terão acesso a máquinas com plataforma exclusiva para conhecer e se qualificar em uma nova linguagem de programação", disse a professora Mirna Carelli Oliveira Maia, que também faz parte da equipe do LAMPIÂO.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Registrado em: Educação