Campus João Pessoa ofertará graduações em Matemática e Engenharia Civil a partir do próximo semestre

Ensino Superior

Publicado: 13 de Dezembro de 2018 às 16:37
Última modificação: 13 de Dezembro de 2018 às 16:37

O Campus João Pessoa do IFPB passará a oferecer dois novos cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2019. São eles: Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Engenharia Civil. O acesso dos estudantes se dará pelo SISU, e as aulas terão início em 11 de março. Serão ofertadas 40 vagas semestrais para cada uma das novas graduações.

O planejamento para a criação dos cursos começou em 2016 e já estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente. O curso de Licenciatura em Matemática será vespertino e terá duração de oito períodos. O foco da graduação recairá na formação de professores, especialmente para lecionar nos ensinos fundamental e médio, segundo explica o coordenador Flávio Alves. “O mercado de trabalho para o egresso do curso de Licenciatura em Matemática é amplo, sobretudo em função da carência de professores de matemática no mercado”, explica Alves.

O Bacharelado em Engenharia Civil, por sua vez, será integral, e terá duração mínima de dez períodos letivos. O coordenador do curso, Marcos Alyssandro, explica que o campo de atuação do egresso é diverso. “Um engenheiro civil pode trabalhar, por exemplo, na parte de estruturas, saneamento, estradas, transportes, barragens, tratamento de água, esgoto e impacto ambiental”, defende.

Pelo menos a metade do quadro docente dos dois novos cursos é composta por doutores. Marcos Alyssandro frisa que o estudante que ingressa em cursos do IFPB tem a oportunidade de interagir com grupos de pesquisa em diversas áreas específicas, além de contar com uma educação que promove a interface entre o ensino, a pesquisa, a extensão e o mercado de trabalho.

Comunicação Social do IFPB - Campus João Pessoa

Registrado em: Engenharia Matemática SiSU