Campus Pedras de Fogo realiza aula inaugural do curso de operador de computador

Campi

Com nova turma em andamento e outras previstas, o Campus consolida sua atuação na região.

Publicado: 30 de Abril de 2019 às 16:21
Última modificação: 30 de Abril de 2019 às 16:21

O Campus Pedras de Fogo realizou nesta segunda-feira (29) a aula inaugural do curso de Operador de Computador. Setenta e dois (72) estudantes estão matriculados no curso que tem duração de 4 meses.

A aula inaugural foi proferida pela ex-aluna do IFPB Joyce dos Santos Silva que concluiu o curso de suporte e manutenção de microcomputadores no Campus Picuí. Na oportunidade ela falou sobre sua trajetória acadêmica na instituição e como a sua passagem pelo instituto contribuiu para o seu engrandecimento profissional e pessoal.

Estiveram presentes na solenidade autoridades das cidades de Pedras de Fogo e Itambé, representados pelos Secretários de Educação Belarmino Carneiro e Ana Rita Marinho, respectivamente, bem como o Reitor Nicácio Lopes, o Diretor de Pedras de Fogo, Frederico Campos, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, a Pró-Reitora de Extensão, Cleidenedia Oliveira, o Diretor do Campus Picuí, Luciano Paccelli, o Diretor de Itabaiana, Isaac Lacerda e diretores sistêmicos do IFPB como Suelânio Viegas e Josy Batista. Os participantes foram agraciados no início da solenidade com a apresentação do grupo de Sax do professor Draylton Siqueira. Ao final, foi entregue ao reitor Nicácio uma bandeira do Fluminense feita a partir de materiais reciclados pela associação de mulheres de Pedras de Fogo.

O IFPB está presente na cidade de Pedras de Fogo desde 2014, quando iniciaram suas primeiras atividades voltadas para cursos na modalidade de Educação a Distância. Desde então já foram realizados diversos cursos de Formação Inicial e Continuada presenciais e a distância, Programa MedioTec e ações de extensão,  promovendo capacitações para moradores da cidade e das regiões circunvizinhas.

Para o Diretor Geral do Campus Pedras de Fogo, Frederico Campos, o curso que esta iniciando tem um significado importante: “Estamos recebendo nossos primeiros alunos presenciais. São estudantes excluídos socialmente que precisam de uma colocação no mercado de trabalho e de uma nova formação”. O campus oferece dois laboratórios de informática para ministrar as aulas do curso.

“A unidade vem apresentado perspectivas promissoras para os próximos anos. O diretor vem demonstrando versatilidade e entusiasmo, agregando a comunidade e divulgando a marca do instituto, fazendo com que o campus ganhe bastante visibilidade na região”, declarou o Reitor Nicácio Lopes. Novas turmas regulares estão previstas: um curso técnico subsequente em informática com início em 2019.2 e um técnico integrado em informática, com previsão para 2020.1, somando um total de 80 vagas. Há ainda planos para a oferta de cursos de extensão na área de gastronomia e modas.

por Patrícia Nogueira

Registrado em: Computadores IFPB Pedras de Fogo