O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Campus Princesa Isabel terá representante na Olimpíada Regional e Nacional de Química

Campi

Serão duas etapas: uma na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNEQ 2025) e outra na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ 2025)

Por Patricia Pinto
Publicado: 7 de Abril de 2025 às 11:23
Última modificação: 7 de Abril de 2025 às 11:23

O estudante Gabriel da Silva Laurindo que cursa o 3º ano do curso técnico em Integrado em Informática representará o Campus Princesa Isabel na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNEQ 2025) e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ 2025).

Gabriel Laurindo conquistou medalha de bronze na Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ 2024), que faz parte das Seletivas Estaduais vinculadas ao Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ). O seu desempenho na seletiva o fez conquistar as vagas na ONNEQ e OBQ 2025.

O representante do Campus nas olimpíadas é um buscador nato da ciência. “É algo que naturalmente me traz paz, adrenalina, tranquilidade e curiosidade, desde a infância”. Para Gabriel, cumprem o papel de educação e transformação de vidas. “As olimpíadas tornam prazerosa nossa trajetória de estudos, nos incentivando cada vez mais a seguir trilhando nesse caminho cheio de desafios. Química para mim é uma das matérias mais interessantes, a base das ciências naturais, que nos mostra o magnífico e belo mundo do invisível”.

“A Olimpíada Paraibana de Química foi uma das melhores experiências da minha vida, com apoio dos meus professores Leonardo Lúcio e Marcílio Máximo, consegui estudar e me preparar para essa competição e pude aprender as grandezas do universo atômico, no qual obtive destaque no estado. Fico muito feliz em conseguir uma vaga na Olimpíada Norte-Nordeste de Química, e com muito estudo e dedicação espero conseguir avançar para as seletivas internacionais”, acrescentou Gabriel.

Sobre o medalhista, o professor Leonardo Lúcio, destaca: “Gabriel é um aluno muito dedicado. Tive o prazer de ajudá-lo na preparação para a Olimpíada de Química, repassando materiais de estudo e explicando algumas questões, mas o mérito é todo dele. Ele manteve uma rotina de estudos durante a greve e foi agraciado com a premiação e a classificação. No geral, sempre tento incentivar todos a participarem das olimpíadas, não apenas pela possível conquista pessoal, mas também pela aquisição de experiência e conhecimento.”

O professor Marcílio Máximo, atual orientador e responsável pelas Olimpíadas de Química no IFPB Campus Princesa Isabel, destaca a importância dessas competições no processo de ensino e aprendizagem: "as olimpíadas científicas desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes, incentivando-os a buscar constantemente novos conhecimentos em um ambiente de competição saudável. O Gabriel sempre demonstrou uma curiosidade genuína sobre o mundo ao seu redor e encontrou nas Olimpíadas de Química uma motivação para expandir seu aprendizado. Para mim, é um orgulho acompanhar e orientar tanto ele quanto os demais estudantes do campus nessa jornada. Seguiremos juntos, empenhados na preparação para desafios ainda maiores, com o objetivo de levar o IFPB e o campus Princesa Isabel ao cenário das competições internacionais”, disse.

Para a Diretora Geral do Campus Princesa Isabel, Jordânia Accyole, “o sentimento é de gratidão por este momento vivido na vida do Gabriel, que vem de forma muito honrada se colocando sempre em destaque nas competições que participa e de gratidão aos nossos professores e professoras que contribuem de forma direta e indireta para essas conquistas. O IFPB Campus Princesa Isabel está muito feliz por mais essa conquista, na qual nosso aluno foi o único aluno do IFPB a representar a Paraíba na Olimpíada Norte Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química. Continue Gabriel, você vai longe! Viva o IFPB! Viva o IFPB Campus Princesa Isabel!”.

O próximo desafio de Gabriel serão as Seletivas Internacionais, nas quais estudantes de todo o país realizam provas para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química (IChO) e Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ).

Confira aqui os classificados:

https://paraiba.obquimica.org/public/site/public/arquivos/174371329167eef40b13df3_classificados-para-obq-e-onneq-2025.pdf 

 

*Por Clara Marinho

Registrado em: Olimpíada Princesa Isabel
Assunto: Campi
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.