Notícia
Campus Soledade encerra primeira edição do InovaIF
Ensino Técnico
Última modificação: 16 de Novembro de 2018 às 11:19
“A palavra que a gente pode resumir o 1º InovaIF é sucesso. Surpreendeu muito as nossas expectativas, tanto pelo público como pela qualidade da programação e organização. É um evento que vai fazer parte do calendário acadêmico do Campus Soledade e no próximo ano vamos ampliar e realizar uma programação ainda mais diversificada”, analisou o diretor-geral do Campus Soledade, Adriano Ferreira de Melo.
A primeira edição do InovaIF – Semana Tecnológica do Campus Soledade - aconteceu entre os dias 7 e 9 deste mês, na Câmara Municipal de Vereadores e na Escola Padre Ibiapina, no Centro da cidade. A orquestra Nossos Tons fez a abertura do evento na Câmara Municipal e a Banda Marcial da Escola Padre Ibiapina foi o destaque do segundo dia de InovaIF. Já o encerramento das atividades ocorreu na Escola Padre Ibiapina com a apresentação do forrozão KDF da cidade de Juazeirinho.
De acordo com o coordenador do evento, o professor Israel Aires, o InovaIF congregou de forma dinâmica palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e atrações culturais. "Os minicursos e palestras cumpriram seus objetivos de motivar e inovar apresentando novos paradigmas e ferramentas de trabalho. A apresentação dos pôsteres foi o ápice do InovaIF e os alunos mostraram as pesquisas em andamento no Campus Soledade. Muitos participantes ficaram surpresos com a qualidade e a quantidade dos trabalhos expostos", enfatizou o coordenador. Foram 161 inscritos e desses 127 compareceram ao evento.
Na noite de abertura ocorreu a palestra Olimpíadas de Informática: Motivação e Experiências Exitosas no Interior da Paraíba, com Ruan Delgado do IFPB/Campina Grande. No segundo dia as palestras “Inovação em Propriedade Intelectual”, com Danyllo Albuquerque da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) “Revolução Industrial 4.0: Novas Tecnologias a Serviço da Humanidade”, com a professora Camila Sarmento do IFPB/Campina Grande.
As palestras “Tecnologia e Educação” com Anderson Felinto do IFPB/Monteiro e “Ludicidade e Programação: Conhecendo a Linguagem Brasileira LUA”, com Emerson Gomes da UFERSA/Petrobras, integraram a programação do último dia do evento.
Quatro minicursos foram realizados durante dois dias. Crie Facilmente seu Site com o professor André Luís Barbosa (IFPB/Soledade); Jornalismo de Dados com Phyton com o professor Engels Souza (IFPB/Soledade); Criando APPs para seu Dispositivo Móvel com Israel Aires (IFPB/Soledade) e Potencialidades e Limitações do Software Geogebra no Ensino de Funções com José César Afro (Professor da Escola Trajano Nóbrega).
DGCom - com informações de Claudeci Ribeiro