Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Campus Sousa comemora 62 anos com intensa programação

Notícia

Campus Sousa comemora 62 anos com intensa programação

Campi

Data é referente à autorização de funcionamento da Instituição, em 1955

Por Nayara Leite
Publicado: 9 de Agosto de 2017 às 19:49
Última modificação: 9 de Agosto de 2017 às 19:49

O IFPB Campus Sousa está de parabéns nesta quarta-feira (09). Há 62 anos, a instituição recebeu a autorização para funcionar, à época, como Colégio de Economia Doméstica Rural de Sousa. Em comemoração à data, a gestão do Campus elaborou uma intensa programação durante este mês de aniversário.

Na Câmara de Vereadores de Sousa, uma audiência pública está prevista para acontecer no próximo dia 18, à noite, em homenagem ao Campus. A propositura foi do vereador Cacá Gadelha. Na semana seguinte, haverá a solenidade de Colação de Grau das primeiras turmas do curso de Letras (Ensino à Distância) e do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR Presencial) em Educação Física.

"Isso tem uma grande relevância, principalmente, por estar trazendo para a sociedade a formação desses profissionais. A gente traz como exemplo a aluna Maria Alzira, que tem mais de 30 anos como professora de Educação Física e nunca teve a oportunidade de se graduar. O PARFOR trouxe essa oportunidade para ela", lembrou Richardson Marinheiro, coordenador institucional do PARFOR no IFPB. Serão 27 alunos das duas modalidades de cursos que participarão da cerimônia.

Na última semana de agosto, será oferecida aos estudantes uma oficina de iniciação teatral, com 40 vagas. O evento é fruto de uma parceria entre o Campus e o cineasta cearense radicado em Sousa (PB) Maycon Carvalho. Ele está produzindo um curta-metragem na região e conta com apoio logístico do Instituto.

O Campus também vai ganhar a Revista de Agroecologia no Semiárido, um espaço para publicações acadêmicas específicas da área, que vinha sendo discutido desde 2010. “Ela vem com intuito de estimular professores, pesquisadores e estudantes sobre temas das áreas de educação relacionadas à Agroecologia e promover a interação da comunidade científica através da divulgação num periódico do sertão”, disse o coordenador do curso de Agroecologia, Ednaldo Barbosa Júnior. Sousa possui a maior concentração de cursos de Ciências Agrárias do Instituto Federal da Paraíba. O lançamento da revista está programado para o dia 30.

A programação do mês de aniversário do Campus Sousa será finalizada com a realização dos Jogos Internos da Instituição. A organização da competição, que será formada por várias modalidades esportivas, será de responsabilidade do curso de Educação Física. As disputas serão entre o fim de agosto e começo de setembro.

Na mensagem de parabenização, o professor Eliezer da Cunha Siqueira, diretor-geral do Campus, falou com positividade do momento atual pelo qual passa a educação pública no Brasil. "Apesar dessas dificuldades todas, nós temos muito o que comemorar. Nossa instituição tem uma estrutura capaz de superar isso. Orçamento é fundamental, mas não é só; é a vontade de fazer as coisas", enfatizou.

O Campus Sousa do IFPB oferece à população quatro cursos de nível médio e seis de graduação. Todos gratuitos e de qualidade reconhecida pela sociedade e pelas avaliações do Ministério da Educação. A instituição se divide em três estruturas na cidade de Sousa: unidade Sede (zona urbana), unidade São Gonçalo (zona rural - fazenda) e o Centro Vocacional Tecnológico - CVT (zona urbana).

 

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa

Registrado em: Cajazeiras
Assunto: Campi