Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Campus Sousa cria grupo de apoio emocional e prevenção ao suicídio

Notícia

Campus Sousa cria grupo de apoio emocional e prevenção ao suicídio

Campi

Espaço para acolhimento será na unidade São Gonçalo, em datas predefinidas.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 10 de Abril de 2019 às 11:17
Última modificação: 10 de Abril de 2019 às 11:18

O IFPB - Campus Sousa contará, a partir do dia 11 de abril, com uma forte ferramenta de prevenção a suicídio, considerado tabu em muitos espaços da sociedade, inclusive nas escolas. Trata-se de um grupo criado para conversar frequentemente sobre o assunto, com informação qualificada, dinâmicas, discussões, acolhimento e ações de elevação da autoestima dos jovens. Todos os estudantes poderão participar de forma voluntária dos encontros presenciais marcados para acontecer ao longo de 2019.

A ideia da criação do grupo surgiu como resultado de uma ação desenvolvida no fim do ano passado, dentro da programação do Campus para a campanha Setembro Amarelo. O setor de Serviço Social espalhou urnas e formulários de adesão espontânea nas unidades Sede e São Gonçalo para que a comunidade escolar pudesse se manifestar sobre o que pensa do suicídio. 23 estudantes se sentiram à vontade para falar sobre o assunto e depositaram suas respostas.

O Grupo de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio - GAEPS funcionará atrelado ao Programa Permanente de Combate ao Bullying - PraPerCeBer. Em média, a cada 15 dias, haverá encontro presencial com atividades relacionadas ao tema. "É um grupo que vai ser conduzido pelo Serviço Social e pelo setor de Psicologia, mas que terá a participação de outros atores, como professores e palestrantes", lembrou Andreza Silva, assistente social do Campus Sousa.

Os encontros acontecerão sempre na unidade São Gonçalo, às 14h, em local previamente informado. Veja a agenda de datas dos encontros para 2019: http://www.ifpb.edu.br/sousa/noticias/2019/04/campus-cria-grupo-de-apoio-emocional-e-prevencao-ao-suicidio

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser evitados através de ações de prevenção. "Hoje, o movimento é de que, quando você fala sobre esse assunto, está criando uma forma de prevenção. Então, possibilitar que exista um espaço de fala é, exatamente, andar nessa direção da prevenção", reforça Rayssa Almeida, assistente social do Campus Sousa.

por Clébio Melo - Assessoria de comunicação do IFPB/Campus Sousa

Registrado em: Sousa
Assunto: Campi