Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Campus Sousa recebe visita de ativistas internacionais

Notícia

Campus Sousa recebe visita de ativistas internacionais

Campi

Comitiva veio conhecer tecnologias desenvolvidas no Instituto para o semiárido.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 31 de Outubro de 2018 às 18:04
Última modificação: 31 de Outubro de 2018 às 18:04

Ativistas do Peru, da Bolívia, da Alemanha e de alguns estados do Brasil visitaram, neste mês, ambientes do IFPB - Campus Sousa na unidade São Gonçalo. O grupo veio conhecer tecnologias desenvolvidas para a convivência com a seca, dentro de um curso internacional sobre energias renováveis. A visita surgiu da articulação entre o IFPB e o Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), coletivo que reúne diversas organizações para contribuir com a produção de energia elétrica e térmica solar.

O grupo foi guiado por servidores do Campus Sousa por ambientes como o viveiro de mudas, a horta, o setor de agroecologia e num trecho de caatinga próximo à área do Instituto. Em cada espaço, os visitantes receberam instruções sobre os projetos desenvolvidos no Campus e informações sobre as peculiaridades da região do semiárido brasileiro.

Um dos projetos visitados foi o de canteiros econômicos para hortas, que reduz o uso da água. O solo ganha uma camada impermeável logo abaixo das raízes das plantas e isso controla com mais eficiência a evaporação. O processo é o de subirrigação (a irrigação acontece de baixo da terra para cima).

O Curso Internacional de Energias Renováveis foi realizado na cidade de Cajazeiras (PB) durante uma semana e contou a a presença de jornalistas brasileiros e de outros países. Ao fim do evento, um documento intitulado "Carta de Cajazeiras para a América Latina" foi redigido e publicado. Ela reforça a necessidade do uso de energias sustentáveis e renováveis para ajudar a frear os desiquilíbrios climáticos no planeta, devido à ação do homem.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa

Registrado em: Sousa
Assunto: Campi