Colação de Grau 2016.2: inclusão e perseverança marcam a trajetória dos 117 formandos

Campi

A solenidade foi realizada na noite da última quinta (13).

Publicado: 17 de Julho de 2017 às 17:56
Última modificação: 17 de Julho de 2017 às 17:56

Em mais uma cerimônia oficial de encerramento do ciclo de aprendizagem, 117 estudantes participaram da Colação de Grau 2016.2, que ocorreu na noite de ontem (13), no tetro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Ao som da Camerata de Violões e Cordas Pinçadas do IFPB, a solenidade foi marcada pela emoção e gratidão de formandos, familiares, amigos e servidores do Campus João Pessoa.

A alegria pela conquista da graduação aumentava a medida que os oradores lembravam das dificuldades que tiveram que ser ultrapassadas e as conquistas alcançadas. Dentre as várias histórias de superação foram destacadas as dos estudantes Leonardo Daniel, primeiro deficiente visual a concluir o Ensino Superior no IFPB, e Gracihelem Azevedo, deficiente física, formandos dos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Gestão Ambiental, respectivamente.

Valleska Souza, concluinte do curso de Design de Interiores, frisou que durante a graduação, além dos conteúdos, os estudantes aprenderam a "respeitar o outro. Essa instituição é uma família. Com nossos mestres aprendemos a ser pessoas melhores", enfatizou. Já Tiago Monteiro, agradeceu a oportunidade de estudar em uma instituição "de qualidade com bons laboratórios e ótimos professores".

Em cada discurso, os oradores fizeram questão de reconhecer o trabalho dos docentes pela dedicação e empenho em compartilhar o conhecimento. "Agradecemos aos nossos mestres por transmitirem uma das maiores virtudes: o conhecimento. Os ensinamentos foram além dos conteúdos dados em sala", ressaltou Maria Laíz Pontes, oradora da turma de Licenciatura em Química.

O diretor geral do Campus João Pessoa agradeceu a confiança que estudantes e seus familiares depositaram no IFPB, ao escolherem a instituição para cursar o Ensino Superior. "Temos orgulho de vocês terem escolhido nosso campus e os parabenizamos pela resistência e persistência em ter chegado até esses momento".

Para o gestor, a solenidade foi o coroamento de dois valores que o IFPB estimula, promove e busca colocar em prática: inclusão e autonomia. Ele destacou a determinação e perseverança dos estudantes Leonardo Daniel e Graciele Azevedo. E para finalizar aconselhou os recém-formados deixarem um legado. "Façam com que as pessoas usufruam do bem mais preciso que vocês podem deixar: o conhecimento".

Ao encerrar a cerimônia o reitor afirmou que os estudantes são a alma viva da instituição e agradeceu o reconhecimento dado ao professores. Nicácio reforçou que após a concessão do grau, os concluintes deixaram de ser estudantes e passaram a ser licenciados, tecnólogos e bacharéis.

"Todos nós lutamos por uma educação emancipatória, libertária e inclusiva. No IFPB, não estamos formando apenas profissionais mais homens e mulheres que irão conduzir esse país com espírito de patriotismo", concluiu.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

Registrado em: João Pessoa