Notícia
Começam as inscrições para os Cursos Técnicos do IFPB
Ensino Técnico
Última modificação: 30 de Outubro de 2019 às 18:12
Começam nesta segunda-feira (23) as inscrições para os cursos técnicos integrados e subsequentes do IFPB com ingresso no período de 2020.1. Estão sendo ofertadas 3.650 vagas divididas entre todos os campi do IFPB.
As inscrições vão até o dia 31 de outubro. Podem se inscrever para os cursos técnicos integrados estudantes que terminaram ou estão terminando o 9º ano do ensino fundamental. Para esta modalidade estão sendo ofertadas 2.380 vagas. Já para os cursos técnicos subsequentes, cuja oferta é de 1.210 vagas, podem se inscrever aqueles que já concluíram ou estão concluindo o 3º ano do ensino médio. Há ainda a seleção para o curso técnico subsequente em instrumento musical com 60 vagas para os campi de João Pessoa e Monteiro.
Acesse abaixo os editais:
Edital 147/2019 - PSCT 2020 - Processo Seletivo para os cursos integrados
Edital 148/2019 PSCT 2020.1 - Processo Sel. para Cursos Técnicos Subsequentes
Edital 149/2019 PSCT 2020.1 - Processo Sel. para Curso Téc. Sub. Instrum Musical
A seleção se dá por análise do desempenho escolar e as inscrições são gratuitas. Para se inscrever é necessário preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição, disponibilizado no endereço eletrônico (clique aqui) , inclusive o Questionário Socioeconômico; Anexar Histórico Escolar ou documento equivalente. Caso não for possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá anexar declaração emitida pela escola (conforme modelo constante no Anexo II do Edital).
Do total de vagas ofertadas, o IFPB reserva 50% para candidatos Egressos de Escolas Públicas. Há ainda um percentual voltado para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, pessoas com deficiência, pessoas autodeclaradas pretos, pardos e indígenas.
As vagas para o PSCT 2020 são para os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.
O candidato pode escolher dentre os 89 cursos ofertados nos eixos tecnológicos de: ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, recursos naturais e segurança.
O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para ser divulgado dia 18 de novembro.
por Patrícia Nogueira