Notícia
Comitê da Campanha IFPB Solidário discute novas estratégias
Campi
Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021 às 15:57
O Comitê Gestor da Campanha IFPB Solidário realizou nesta terça-feira (23) a primeira reunião do ano com as representações das comissões locais da campanha nos Campi. Em pauta novas ações para aumentar as doações para compra de cestas básicas, destinadas a famílias e grupos sociais vulneráveis pela pandemia da Covid-19 em nosso estado, bem como estratégias para ampliar a atuação da campanha.
A dura realidade pela qual vive grande parte das pessoas mais fragilizadas pela pandemia foi relatada na reunião. Situação agravada com o fim do auxílio governamental, aumento do desemprego, presença de variantes do coronavírus com maior potencial de transmissão e superlotação dos hospitais.
A Campanha IFPB Solidário baseada em doações de alimentos e materiais de higiene e limpeza a partir do contato com grupos de movimentos sociais, pretende entrar numa nova sistemática. “A contribuição além do caráter assistencialista, também pode ser focada em outros aspectos como a formação profissionalizante” revela Clarissa Alves, membro do Comitê Gestor.
A demanda surgiu numa reunião recente com representantes do Ministério Público, Observatório Antropológico da UFPB e outras entidades governamentais, que pediram o apoio do IFPB na formação educacional e qualificação profissional de refugiados indígenas venezuelanos Warao. Em João Pessoa há grupos dessa etnia espalhados em abrigos localizados no Centro, Ernani Sátiro, Treze de Maio, Torre e Jaguaribe. Também há representações em Campina Grande.
O Coordenador da Campanha, Manoel Macedo, pediu o apoio das representações dos comitês nos campi para a realização de um mapeamento de grupos sociais em situação de vulnerabilidade. “Estes agrupamentos locais não tem amparo nenhum, muitos sofrem preconceito. A ideia é ampliar as doações para esse público e mobilizar a comunidade para a importância de contribuir com a campanha”.
“Os comitês dos campi vão receber as demandas tanto da comunidade externa como interna de nossa instituição, e ajudar a mediar o processo de distribuição dos recursos da campanha para operar na direção da população mais vulnerável” disse Adolfo Wagner, representante do Sintef-PB e integrante do Comitê Gestor.
Aguinaldo Tejo, membro da coordenação da campanha, destacou a importância de normatizar o IFPB Solidário para que seja transformada em política institucional. Nesse sentido foi formada uma comissão que formulará uma minuta para essa regulamentação.
As contribuições para a campanha podem ser feitas por meio de transferência bancária para as contas da FUNETEC no Banco de Brasil ou no Sicoob. Qualquer quantia é válida. Ficou interessado em contribuir com a campanha? Veja como, nesse vídeo.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM/ Arte: Luzivan Silva- Programador Visual do IFPB / Edição do vídeo: Pablo França- Programador Visual do IFPB