Como recuperar a senha do Enem para se inscrever no SiSU 2018

As inscrições inscrições foram antecipadas para 23 a 26 de janeiro.

Publicado: 16 de Janeiro de 2018 às 18:09
Última modificação: 22 de Janeiro de 2018 às 16:34

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nesta quinta-feira, 18, os estudantes vão precisar da senha de acesso para consultar os resultados individuais na Página do Participante. A senha é a mesma para os interessados em consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do dia 23 de janeiro.

Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do site do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, (Inep). Lá, os candidatos têm três caminhos para recuperação da senha: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem esqueceu senha, e-mail e celular.

Passo a passo - Para iniciar o processo de recuperação de senha o candidato deve acessar o endereço https://enem.inep.gov.br/participante/. Após digitar o CPF, é necessário clicar no link "Esqueci minha senha". Em seguida aparecerá uma tela com o e-mail cadastrado no primeiro acesso. O candidato deve conferir se essa informação está correta, caso não lembre o e-mail ou não tenha mais acesso a essa conta, é preciso responder a um desafio e em seguida clicar na opção "Não tenho acesso a este e-mail". Na tela seguinte, o estudante irá confirmar se o celular cadastrado na inscrição também está correto.

Se também não se lembra ou não tem acesso ao telefone apresentado, deverá fazer o desafio proposto no site e clicar em "Não tenho acesso a este telefone celular". O próximo passo é a alteração dos dados de contato. O candidato terá que preencher os campos solicitados, responder ao desafio e clicar em "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha". Com isso, será exibida a mensagem "Dados confirmados com sucesso". Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado.

Somente após a recuperação desses dados é que o estudante poderá acessar a lista de cursos, instituições participantes e municípios que oferecem as vagas do Sisu. Para se candidatar, quando o sistema abrir para inscrições, o estudante precisa acessar o mesmo endereço eletrônico, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos.

Confira as instruções para alteração de senha através do vídeo: https://youtu.be/CnpaOeEtdA8

IFPB - O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) oferta 1260 vagas em seus cursos superiores presenciais no Sisu 2018.1. São 10 campi participantes: João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Cabedelo, Princesa Isabel e Guarabira.

No IFPB, há reserva de vagas para pessoas com deficiência e para quem estudou na rede pública de ensino. Dentre os egressos da escola pública, há ainda cota para negros, pardos e indígenas e para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Consulte o Termo de Adesão do IFPB ao Sisu que traz detalhes sobre as cotas.

Os cursos ofertados pelo IFPB no Sisu 2018.1 são: Engenharia de Computação, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Educação Física, Química, Agroecologia, Tecnologia em Alimentos, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Geoprocessamento, Negócios Imobiliários, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Administração, Engenharia Elétrica, Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Física, Telemática, Gestão Comercial, Segurança no Trabalho e Gestão Ambiental.

É possível consultar as vagas do IFPB no Sisu 2018.1 nesse link.

*com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Registrado em: ENEM SiSU