Comunidade acadêmica debate educação do País em Plenária

Informações

Professores, coordenadores, gestores, técnico-administrativos, estudantes e representantes sindicais debatem a MP 746, a PEC 241 e os rumos do ensino médio no País.

Publicado: 30 de Setembro de 2016 às 09:17
Última modificação: 30 de Setembro de 2016 às 09:17

Como parte do dia D de mobilização estabelecido pela Reditec - Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica -, para fazer um debate sobre os rumos da educação profissional no País, realizou-se na manhã desta quinta-feira (29), no auditório do IFPB, uma Plenária de Debates com a comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba.

De acordo com o professor Degmar dos Anjos, diretor de Educação Profissional, os debates realizados com coordenadores de cursos técnicos, gestores da educação, professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes sindicais avaliaram as mudanças estabelecidas pela Medida Provisória 746, que reformula o ensino médio brasileiro. Foi discutida também a PEC 241, que fixa limites de investimentos para a educação do País.

Para o professor Rafael, do curso de Eletromecânica do Campus Cajazeiras, o ensino médio deve apresentar ao estudante um prisma de oportunidades. “Até o ensino médio, a formação teria que ser plural, ampla e reflexiva, pois é isso que dá a oportunidade de a pessoa estar inserida no mundo e ter amplo direito de escolha”, explicou.

De acordo com a professora Zoraida Almeida de Andrade Arruda, diretora do Campus Mangabeira, é importante ressaltar que pela primeira vez nos 107 anos da rede federal de educação aqui no nosso Estado, a direção promove um momento de reflexão, de formação, de discussão, de mobilização para analisar o cenário atual da educação em nosso País.

O professor Luciano Candeia, presente nas discussões da Plenária, concordou que se trata de um momento inédito na história da instituição, pois pela primeira vez a reitoria convidou a comunidade para discutir possíveis reformas no ensino médio. “Foi um momento onde as pessoas tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias sobre o cenário delicado pelo qual o País está passando. Esperamos que momentos como este se repitam em todos os outros campi”, ponderou o professor.

O reitor Nicácio Lopes esteve presente na Plenária e participou dos debates, solidarizando-se com o momento de mobilização e reforçando o posicionamento estabelecido na Carta de Vitória, divulgada na 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Vitória (ES), de 23 a 27 de setembro de 2016.

*Filipe Donner e Gustavo Rodrigues (Jornalistas).

Registrado em: Educação
Assunto: Informações