Curso a distância do IFPB oferta material didático de qualidade

Material didático é produzido pela Diretoria de Educação a Distância.

Publicado: 25 de Outubro de 2016 às 15:07
Última modificação: 25 de Outubro de 2016 às 15:07

Promover o ensino-aprendizagem por meio da Educação a Distância (EaD) é um dos desafios enfrentados na atualidade pelas instituições. Essa modalidade de ensino utiliza-se ainda mais das tecnologias da informação e comunicação para a formação do educando. Pensando nesse aspecto, a Diretoria de Educação a Distância do IFPB vem procurando se aprimorar na construção do material didático disponibilizado ao aluno do curso de Licenciatura em Letras.

O material começou a ser produzido em 2012, com o início do curso de Letras. De lá para cá, já foram produzidos 46 livros que atendem a todas as disciplinas. De acordo com um dos servidores responsáveis pelo material, Demetrius Oliveira, os livros são produzidos nos formatos impresso e digital e disponibilizados aos alunos no ambiente virtual do curso. “Nos preocupamos em adotar uma identidade visual e estabelecer um projeto gráfico exclusivo voltado ao curso, inclusive com ilustrações, buscando uma maior interatividade”, disse Demetrius.

A EaD vem sendo objeto de pesquisa de muitos docentes. De acordo com o Coordenador do Curso de Letras, Neilson Alves de Medeiros, cerca de cinco professores estão com pesquisas envolvendo o ensino em EaD. A Licenciatura em Letras foi o primeiro curso a ser ofertado pelo IFPB na modalidade a distância. Para o Professor Neilson, um material didático bem elaborado é importante no sentido de desenvolver autonomia no aluno. “Por isso, ele deve oferecer uma linguagem adequada para o público, uma linguagem interativa e dialogada em que o aluno possa ler sem precisar tanto do auxílio do professor. O livro possui sessões específicas que ajudam o aluno a refletir e contextualizar o assunto”. Neilson destaca ainda que o material didático oferecido pelo Curso de Letras atende a essas expectativas. “É um material muito bem elaborado, o formato como ele foi concebido revela a identidade do Curso de Letras, que é fornecer essa autonomia ao estudante, aliando teoria e prática. Além de ter uma boa formatação, o que deixa o aluno confortável para estudar”, conclui.

A professora Monica Pereira é uma das docentes do Curso de Letras que vem pesquisando o assunto. Recentemente ela defendeu sua tese de doutorado, intitulada “Material Didático Impresso de Curso de Licenciatura a Distância: Um Olhar para os Recursos Multimodais”. Monica conta que o que mais a motivou para estudar o tema foi a preocupação em entender como esse material era percebido pelo aluno.

O material didático da EaD deve ter características próprias com um foco no visual, além de linguagem especial, que não pode ser predominantemente técnica. O material deve fazer a interlocução entre o professor e o estudante, deve ser o mediador no processo de aprendizagem”, explica Monica. A docente esteve à frente também no início da concepção do material didático de Letras, inclusive elaborando um guia de orientação de escrita desse material para os professores conteudistas.

Diante dessas características, a docente afirma que o material didático produzido no IFPB atende bem a algumas necessidades da educação a distância. “Temos um diferencial no aspecto visual e também na linguagem utilizada, conseguindo estabelecer uma relação dialógica entre professor e aluno”. No entanto, ainda é preciso preencher a lacuna que há na formação do professor de EaD. “A maior parte dos professores ainda estão se apropriando na linguagem e no design específico da EaD”. Para tanto, um dos resultados de sua tese foi a concepção de um minicurso que prepare não só o professor como toda a equipe multidisciplinar para atender a esses aspectos.

De acordo com a revisora de textos da Diretoria, Raquel Diniz, há todo um fluxo de trabalho na construção desses livros, que vai desde a pré-produção, a elaboração do texto por parte do professor, o design instrucional, a revisão dos textos, a diagramação das aulas, até a sua disponibilização no ambiente virtual de aprendizagem. Raquel afirma que já está sendo concebida também a proposta de um curso que vise capacitar os professores conteudistas na elaboração de material didático para EaD.

*Patrícia Nogueira - jornalista do IFPB