Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Curso de Física do campus Campina recebe nota 4 do MEC

Informações

Ao longo dos quatro anos de existência do curso, foram montados os laboratórios de Mecânica e Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ótica e Física Moderna.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 5 de Janeiro de 2018 às 17:42
Última modificação: 18 de Janeiro de 2018 às 17:10

O curso de licenciatura em Física do Campus Campina Grande recebeu, na avaliação feita pelo Ministério da Educação - MEC, nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5. Entre todos os pontos observados pelos representantes do MEC, o corpo docente teve conceito máximo. Com a nota atribuída, o curso é considerado muito bom. As atividades do curso de  Física iniciaram no segundo semestre de 2013, ofertando 80 vagas anuais.

Ao longo dos quatro anos de existência do curso, foram montados os laboratórios de Mecânica e Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ótica e Física Moderna e além do Laboratório de Instrumentação para o ensino de Física, montado em 2017. Afora isso, foram adquiridos os títulos para a biblioteca referentes à bibliografia básica e complementar do curso. Com  105 alunos matriculados, o curso oferta aos graduandos bolsas de iniciação científica e extensão; realiza anualmente a Semana da Física e iniciou, este ano, as Olimpíadas Campinenses de Física. 

“Em relação à avaliação, os pontos avaliados podem ser resumidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. Dos três, o item mais bem avaliado foi o corpo docente e tutorial”, explicou o coordenador do curso.

De acordo com o coordenador de curso, a avaliação representa a coroação de um trabalho que iniciou em 2012, quando foi nomeada a comissão para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, desenvolvido pelos professores e pela coordenação do curso, pelas diretorias geral, de ensino, e administrativa do campus Campina Grande, assim como da reitoria. “A nota recebida confirma a importância do curso de licenciatura em Física e deste campus do IFPB para Campina Grande, colocando-o entre os cursos mais bem avaliados da cidade”, concluiu.  

*com informações do Campus