Cursos do IFPB recebem conceito de excelência do Enade 2019

Ensino Superior

Tecnologia em Segurança no Trabalho do Campus Patos obteve nota máxima.

Publicado: 22 de Outubro de 2020 às 11:01
Última modificação: 22 de Outubro de 2020 às 11:01

O Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho do Campus Patos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) obteve conceito 5, a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade-2019) em escala que vai de 1 a 5.

Dos seis cursos avaliados no IFPB, outros três receberam conceito de excelência: Engenharia Elétrica e Tecnologia Ambiental, do Campus João Pessoa e Engenharia Civil, do Campus Cajazeiras, todos com avaliação 4. O resultado foi divulgado na última terça, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

“A nota máxima no Enade mostra o alto nível de qualificação dos profissionais egressos do campus, reflexo do excelente trabalho desenvolvido pela coordenação, pelos docentes e por todos que constituem a comunidade acadêmica do curso em Segurança no Trabalho”, explica a Diretora de Ensino do Campus Patos, Ana Zulema.

O Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho do Campus Patos está em atividade desde 2009. Atualmente estão matriculados em torno de 200 alunos. “A nota do Enade demonstra que o esforço de toda a comunidade acadêmica do curso é frutífera e que estamos inserindo tecnólogos em segurança no trabalho altamente qualificados para desempenhar seu papel”, diz a coordenadora do curso, Hanne Baker.

Em 2019, dos 205 estudantes do Instituto Federal da Paraíba inscritos para o exame, 198 realizaram o teste, o que corresponde a 96% .Aplicado desde 2004, o Enade objetiva avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

A pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta, avaliou positivamente os resultados do Enade. “Recebi com imensa clareza de que o bom desempenho da maioria dos cursos é resultado de um engajamento coletivo. As avaliações, em sua maioria, estão associadas a conceitos de excelência e os que não obtiveram buscaremos analisar e identificar oportunidades de melhorias e traçar estratégias para nos conduzirmos a excelência”, concluiu a pró-reitora.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020.

* por: Ernani Baracho – Jornalista do IFPB / Arte: Luzivan Silva- programador visual do IFPB.