Da Paraíba para o Canadá: estudantes do IFPB são aprovados para intercâmbio

Bolsas, Estágios, Empregos

Oportunidade beneficia estudantes com melhores notas e em situação de vulnerabilidade.

Publicado: 11 de Setembro de 2019 às 21:47
Última modificação: 17 de Setembro de 2019 às 09:57

Estudar no exterior parece um sonho distante para muitos estudantes de cidades da Paraíba, mas para a estudante Ana Karla Alves o sonho virou realidade. Natural da pequena cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, Ana Karla, que está no segundo ano do curso Técnico em Informática no Campus daquela cidade, foi um dos nove estudantes contemplados no edital do Programa de Imersão do IFPB “English Trough Toronto”.

De origem humilde, Ana Karla conta que seu pai é porteiro e sua mãe, dona de casa. Ela vê nos estudos oferecidos pelo IFPB a esperança de ter um futuro melhor. “Eu tenho aprendido muito aqui. É uma preparação para o futuro, para a universidade. Os projetos que participo têm sido muito válidos. No Canadá espero aproveitar o máximo possível. Aprender inglês, conviver com uma nova cultura e levar essa experiência para a minha vida”, destacou a estudante, que ficou radiante ao receber o resultado da seleção.

O Diretor Geral do Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo, elogiou o desempenho da aluna. “Ela cursa o segundo ano e já tem o melhor Coeficiente de Rendimento Escolar do Campus. Uma menina compenetrada e muito estudiosa. Mesmo estando em situação de vulnerabilidade ela consegue se desenvolver bem em todas as matérias, sendo uma de nossas melhores alunas”, disse o diretor.

Assim como Ana Karla, mais 08 estudantes de vários campi do IFPB foram contemplados com o intercâmbio no Canadá. Para a Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais o programa de imersão no Canadá oferecido pelo IFPB mostra para os estudantes que é possível realizar um sonho, ter uma vivência diferente no tocante a língua, à cultura e enriquecer seus estudos. "Os estudantes, ao retornarem, serão convidados a compartilhar sua experiência seja através de palestras, oficinas, mini-cursos e trazer um ‘case’ adapatado a sua realidade”, informou a assessoria ao lembrar que este é a primeira ação internacional do IFPB que contempla estudantes do ensino técnico para estudar no exterior. A meta é que em 2020, o edital seja ampliado e ofereça oportunidade para estudantes dos 21 campi e dos três níveis de ensino: Técnico Integrado, Técnico Subsequente e Superior presencial.

Os estudantes do ensino técnico integrado contemplados em 2019 foram:

Mariana E. A. dos santos (Cabedelo Centro)

Camilly B. Leite (Guarabira)

Jorge L. M. Maciel (Cajazeiras)

Beatriz de O. Quintas (Itabaiana)

Maria Alessandra Ferreira (Monteiro)

Ana Lígia Monteiro (Patos)

Deyvisson J. de Medeiros (Princesa Isabel)

Ana Karla Alves (Santa Rita)

Leonardo M. F. Coutinho (João Pessoa)

Os nove estudantes embarcam no dia 31 de Outubro para o Canadá. Acesse aqui mais informações sobre o edital ofertado.

por Patrícia Nogueira e Filipe Donner - jornalistas