Dia D da Saúde Estudantil acontece nesta quarta-feira (18)

Campi

Serviços gratuitos serão oferecidos para os estudantes do IFPB Campus Sousa

Publicado: 17 de Setembro de 2019 às 10:22
Última modificação: 17 de Setembro de 2019 às 10:22

Estudantes do IFPB Campus Sousa terão acesso a uma série de serviços gratuitos de saúde nesta quarta-feira (18). É o Dia D da Saúde, realizado pelo Departamento de Assistência Estudantil, dom o apoio da secretaria da Saúde do Estado. De acordo com os organizadores, as ações acontecerão nos pátios das unidades São Gonçalo (manhã) e Sede (noite).

Entre os serviços divulgados, estão teste de tipagem sanguínea, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e aplicação das vacinas tríplice viral, HPV (Papiloma vírus humano), difteria, tétano e hepatite B. Mas a saúde vai além dos testes de laboratórios e produtos farmacêuticos. Também haverá orientações sobre nutrição e reaproveitamento de alimentos e controle de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e seres humanos) e sorteios de kits de saúde bucal.

O Programa Permanente de Combate ao Bullying - PraPerCeBer preparou uma ação de autoestima, em parceria com o Projeto de Extensão (Re)transformar, do curso técnico integrado de Meio Ambiente. Um painel feito com materiais reutilizáveis será montado para servir de cenário para fotografias e mobilização virtual simultânea nas redes sociais com mensagens de respeito, através da hashtag #ReTransformaR.

Na unidade São Gonçalo, os serviços estarão disponíveis entre 8h e 13h. Já na Sede, o Dia D acontecerá a partir das 19h, de acordo com Pascalle de Sousa Rocha, auxiliar de enfermagem do Campus e coordenadora do evento. Ela ainda alerta sobre a necessidade da apresentação da carteira de vacinação. Quem não possuir o documento, receberá um novo da equipe. Para o teste de glicemia, é fundamental que o estudante esteja em jejum. "O objetivo desse Dia D é uma integração de toda a comunidade acadêmica aos serviços de saúde que nós podemos disponibilizar", disse Pascalle.

A logística do evento foi pensada para não prejudicar as atividades letivas regulares. "As aulas acontecerão normalmente e os alunos participarão de acordo com os intervalos das aulas", esclareceu a diretora substituta de Desenvolvimento do Ensino, Valmiza Durand.

por Clébio Melo - Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa

Registrado em: Sousa