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Divulgada bibliografia para seleção do ProfEPT 2020

Extensão, Pesquisa e Pós

Divulgada bibliografia para seleção do ProfEPT 2020.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 26 de Setembro de 2019 às 19:19
Última modificação: 26 de Setembro de 2019 às 19:19

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) divulgou a bibliografia da seleção para o ano de 2020.

A bibliografia embasará o Exame Nacional de Acesso, realizado de forma simultânea em vários estados. A prova conta com 50 questões objetivas de múltipla escolha envolvendo conhecimentos sobre Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

O edital está previsto para ser lançado em dezembro. O curso oferece mais de 900 vagas para todo país. Do total de vagas, 24 são para o IFPB, sendo 12 para servidores e 12 para ampla concorrência. Das 12 vagas de servidor, há uma reserva de 2 vagas para Pretos, Pardos e Indios (PPI) e 1 vaga para Pessoas com Deficiência (PcD). Já para quem não é servidor, há 2 vagas voltadas para PPI e 1 para PcD.

O PROFEPT é um programa ofertado em rede nacional com o objetivo de proporcionar formação para os profissionais da Rede Federal também para os demais que atuam e/ou pesquisam a Educação Profissional e Tecnológica. O ProfEPT visa tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. No IFPB há duas turmas em andamento. A primeira turma está no período de qualificação dos trabalhos e a segunda turma iniciou neste semestre.

Bibliografia:

1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>.

2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: <http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1221/709>

3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://ojs.netlink.com.br/index.php/rpq/article/viewFile/227/143>

4) KUENZER, AcaciaZeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12178/100001>

5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: <http://pos.anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/revista-anhanguera-pesquisa-quali-2018.pdf>.

6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view>

8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura>

9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191>

10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>

 

por Patrícia Nogueira