Dois cursos superiores recebem novos conceitos no Enade

Em Sousa, Química e Educação Física estão entre os melhores da Paraíba.

Publicado: 31 de Outubro de 2018 às 18:07
Última modificação: 31 de Outubro de 2018 às 18:07

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, neste mês, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2017). Na última edição do Exame, alunos concluintes dos cursos superiores de licenciatura em Química e Educação Física do IFPB - Campus Sousa participaram da prova, realizada no ano passado. De acordo com os dados divulgados, ambos os cursos estão entre os melhores da Paraíba, entre instituições públicas e privadas do estado.

Quatro cursos de Educação Física foram avaliados na Paraíba: dois em João Pessoa, um em Campina Grande e um em Sousa. O curso ofertado pelo Campus Sousa recebeu conceito 4 no Enade, ficando à frente dos demais, que receberam conceito 3. Ao todo, 255 estudantes de todas as instituições fizeram as provas em 26 de novembro do ano passado. "A nossa nota demonstra o esforço que a gente tem feito para que os nossos alunos conquistem alçar voos mais altos. Diz muito do empenho do aluno, assim como dos professores", comentou a atual coordenadora do curso, Gertrudes Melo.

Já o curso de Química do Campus Sousa foi avaliado juntamente com outros seis, das cidades de João Pessoa (2), Campina Grande (1), Areia (1), Cuité (1) e Cajazeiras (1). O conceito atribuído ao curso foi 3. Em vários índices apresentados, e que contribuem para o conceito geral, o curso do Campus Sousa superou os demais, como em Conceito Enade Contínuo, Nota Padronizada (CE) e Nota Bruta (CE). "Levando-se em conta o Conceito Contínuo (sem arredondamento da nota) o curso apresentou o melhor desempenho entre as Licenciaturas em Química da Paraíba, o que mostra que ocorreram avanços significativos que contribuíram na formação dos alunos que concluíram o curso" destacou Antônio Gadelha, coordenador do curso de licenciatura em Química. Um grupo de 154 estudantes de todas as instituições participantes fez as provas.

O Campus Sousa também é polo do curso de licenciatura em Letras - Português, oferecido pelo IFPB - Campus João Pessoa na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Segundo o Inep, o curso recebeu também conceito 3 no Enade.

O Inep esclarece que os resultados não podem ser comparados de um ano para o outro, pois avaliam o desempenho dos estudantes de áreas distintas. Tampouco é adequada a comparação dos resultados de um ciclo avaliativo para outro, uma vez que o instrumento de avaliação é diferente.

Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

- Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

- Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.

- Licenciatura em Artes Visuais; Educação FísicaLetras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.

- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

Assessoria de Comunicação do IFPB, com informações do INEP