Educação Profissional

Rede Federal completa 110 anos com 661 escolas no país.

Publicado: 16 de Julho de 2019 às 16:54
Última modificação: 16 de Julho de 2019 às 16:55

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 110 anos em 2019. São 661 escolas espalhadas por 578 municípios do país, com a oferta de educação pública gratuita e de qualidade para milhares de estudantes.

O início, há mais de um século, foi com a criação de 19 escolas de aprendizes artífices, um marco na educação profissional brasileira. Nesses mais de 100 anos, a configuração das escolas transformou-se de acordo com as mudanças históricas, políticas e culturais ocorridas no país e no mundo.

Hoje, a educação profissional tem uma ampla gama de cursos verticalizados desde o nível básico até a pós-graduação. A rede passa pelo Ensino Fundamental, no caso do Colégio Pedro II, cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos (integrados ou não integrados ao ensino médio), educação de jovens e adultos, cursos superiores de tecnologia, bacharelados, licenciaturas e programas de pós-graduação.

Os cursos estão alinhados às demandas do mundo do trabalho e aos arranjos produtivos locais. A rede potencializa o desenvolvimento regional e gera empregabilidade para egressos, além de promover a inclusão. Referência nacional e mundial na área de atuação, atestada em exames de avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a rede é formada por:

• 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia;
  • dois centros federais de educação tecnológica (Cefet);
  • 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais;
  • Colégio Pedro II.

Em 2018, foram oferecidas 11.766 cursos e atualmente são mais de 950 mil matrículas. A rede possui 75 mil servidores efetivos, entre docentes e técnicos administrativos em educação.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

Registrado em: IFPB