Notícia
Emoção dos homenageados marca aniversário de 111 anos do IFPB
Informações
Última modificação: 1 de Dezembro de 2020 às 10:40
Em solenidade realizada no auditório da Reitoria, transmitida através da Internet pela TV IFPB, o Instituto Federal da Paraíba comemorou nesta segunda-feira (30) o seu aniversário de 111 anos. Este ano, o evento teve como tema “A presença do negro no IFPB”, e contou, de forma presencial, apenas com os integrantes da solenidade, para atender a todas as medidas de prevenção ao contágio da COVID-19.
Na abertura da solenidade, o público apreciou a apresentação musical feita especialmente para o evento pelos professores de música do IFPB Adriano Caçula Mendes e Ebenézer Lourenço Ferreira Vaz. A canção Redemption Song (traduzida como Canção da Redenção) foi composta e gravada pelo artista jamaicano Bob Marley, em 1979. O ídolo jamaicano usou a música como instrumento político e de denúncia contra o racismo. Assista a apresentação dos professores clicando aqui.
Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional, relembrando a história do ex-presidente Nilo Peçanha. Ao assumir a presidência do Brasil, em 1909, Nilo Peçanha criou as “Escolas de Aprendizes Artífices” em várias unidades federativas, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. Essas primeiras escolas transformaram-se, 111 anos depois, na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, presente em todo o território nacional. Assista ao vídeo apresentado clicando aqui.
A solenidade contou com um debate sobre o tema “A presença do negro no IFPB” entre o Reitor Nicácio Lopes e a Professora Ivanilda Matias Gentle, assistente social e servidora aposentada do IFPB, onde exerceu vários cargos. Atualmente, a professora Ivanilda é superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP. Logo depois, a professora Ivanilda Matias Gentle foi homenageada com a entrega do Troféu Comemorativo de 111 anos do IFPB.
“Sinto-me honrada, sinto-me também emocionada. Para mim, que sou servidora, que entrei nesta Instituição como Agente de Portaria, depois Assistente Administrativo, depois Assistente Social e cheguei a ser Diretora Geral de um campus dessa Rede Federal de Ensino, é uma honra. Sinto-me orgulhosa de saber que nós, negros e negras, para quem são negados vários espaços, podemos dizer que, no meu caso, com estudo e com esforço, consegui chegar e ser homenageada pela Instituição. É um momento de emoção e de orgulho que me leva a dizer que o estudo nos conduz a conquistar espaços que antes pareciam inatingíveis”, declarou a professora Ivanilda Gentle.
Na sequência da solenidade, o Major da Polícia Militar da Paraíba, Luciano Adonias Barbosa, ex-aluno da Escola Técnica Federal da Paraíba, recebeu das mãos do Reitor Nicácio Lopes a Medalha do Mérito Coriolano de Medeiros. “Para mim é motivo de muito orgulho, muita honra, eu que já fui aluno da Escola Técnica Federal da Paraíba; que tive meu filho graduado aqui em Engenharia; eu que trago comigo todos esses anos o IFPB no meu coração. Esta homenagem eu vou guardar comigo para o resto da vida. Isso só aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Eu só tenho a agradecer ao IFPB, pelo reconhecimento”, declarou o Major Luciano Barbosa.
Para o Reitor Nicácio Lopes, “nós do IFPB não poderíamos deixar de realizar o nosso evento comemorativo, de reverenciar a memória da Instituição, pois a pandemia não obscureceu o brilho do Instituto Federal da Paraíba”.
“Nós temos hoje vários exemplos de estudantes de origem humilde que prosperaram, demonstrando que a educação é o melhor caminho. Só se consegue essa libertação através da educação. O povo encarcerado na ignorância não consegue conquistar a sua dignidade. Só a educação pode fazer o nosso País mais justo e mais humano. Por isso, vamos homenagear a nossa Instituição, vamos reverenciá-la como um patrimônio de nosso País. Viva o Instituto Federal da Paraíba!”, finalizou o Reitor Nicácio Lopes.
Confira a íntegra da solenidade no Canal da TV IFPB no Youtube.