Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Enade será aplicado neste domingo

Ensino Superior

As provas serão realizadas domingo (20) de novembro, às 13h (horário de Brasília).

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Nov. 18, 2016, 3:55 p.m.
Última modificação: Nov. 18, 2016, 6:26 p.m.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado neste domingo, 20, em todo o Brasil. Nesta edição, estão inscritos 216.044 concluintes dos cursos de graduação nas áreas de conhecimento de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Em 2016, o Enade tem novidades: as provas serão personalizadas, as folhas de respostas virão encartadas e a distribuição dos cadernos de provas será nominal. A participação no exame é obrigatória, registrada no histórico escolar. O objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. As áreas de avaliação são definidas de acordo com o ciclo trienal do Enade.

Provas - Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 17h30 em todo o Brasil, sempre seguindo o horário oficial de Brasília. Só é permitida a saída do estudante do local de prova uma hora depois do início da aplicação. Entretanto, o estudante só poderá deixar o local com o Caderno de Prova 30 minutos antes do tempo regular. Aquele que deixar o local de prova antes de 14h30 permanecerá em situação "Irregular" em relação ao Enade e não poderá colar grau enquanto não regularizar sua situação.

A prova do Enade é constituída de duas partes. A de Formação Geral tem 10 questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas. A de Componentes Específicos tem 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas. O gabarito das questões objetivas será divulgado na quarta-feira, 23 de novembro. A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente.

Locais de prova - Para ter acesso ao Cartão de Informação do Estudante, que contém a informação do local de prova, os concluintes das áreas de conhecimento avaliadas devem preencher o Questionário do Estudante. Recomenda-se que aqueles estudantes que já preencheram o questionário e acessaram o cartão façam uma nova consulta porque algumas alterações precisaram ser realizadas em função das ocupações de escolas. A consulta pode ser feita no Sistema Enade ou no endereço: enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarLocalProvaEm caso de novas alterações em locais de prova, as instituições e os estudantes afetados serão comunicados oficialmente pelo Inep.

O acesso à tela que permite visualizar o Cartão de Informação do Estudante é permanente após o preenchimento do questionário, no entanto, recomenda-se que o cartão seja impresso e levado pelo estudante no dia do exame, facilitando seu acesso ao local de prova. O prazo para preenchimento do Questionário do Estudante foi prorrogado até 30 de novembro e deve ser feito exclusivamente pelo Sistema Enade. O questionário é de preenchimento obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no Enade 2016. Caso o estudante não preencha o instrumento, será considerado irregular perante o Enade 2016 e, portanto, não poderá colar grau. Estudantes ingressantes e estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao Questionário do Estudante.

O que levar - É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição. Os documentos válidos são:

  • Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

Inclusão - Como as demais avaliações e exames do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade também conta com instrumentos de inclusão para que as mais variadas deficiências tenham atendimento especializado. Nesta edição foram feitas 379 solicitações no ato de inscrição, a maioria delas por baixa visão e deficiência física. Além desses, serão 105 atendimentos específicos para gestantes e lactantes. Mais de 25 mil colaboradores estão envolvidos na aplicação das provas, realizada pela Cesgranrio.

Histórico - A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 para avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e Avaliação Institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo da qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES). Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Dúvidas - A Central de Atendimento (0800 616161) e o Fale Conosco do Inep (portal.inep.gov.br/faleconosco) funcionarão em esquema de plantão neste domingo 20.

O Questionário do Estudante deve ser preenchido até domingo. Somente após o preenchimento, pelo Sistema Enade, será possível visualizar o local de prova.

  • Clique aqui para realizar o preenchimento do questionário deve ser feito no sistema eletrônico do Enade.
  • Clique aqui para acessar o Cartão de Informação do Estudante e saber o local de prova;

Assessoria de Comunicação Social - INEP e MEC