Encceja 2017

Informações

Inep reúne representantes das Secretarias Estaduais de Educação para planejar o Encceja 2017

Publicado: 2 de Maio de 2017 às 20:18
Última modificação: 2 de Maio de 2017 às 20:18

Continuam os preparativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que será aplicado no segundo semestre. Nesta sexta-feira, 28, o Inep reuniu, em Brasília (DF), representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todas as unidades federativas e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), área do Ministério da Educação (MEC) responsável pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Encceja afere competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar e extraescolar daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. O Exame é o instrumento mais adequado para certificação de nível de ensino e por isso volta a assumir seu papel de certificação do Ensino Médio, o que nos últimos anos era feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital está previsto para a segunda quinzena de junho.

Certificação - A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação ou de Instituição Educacional parceira do Inep. Há duas possibilidades: o  Certificado, documento que oficializa que o participante cumpriu todas as disciplinas do núcleo comum, e a Declaração de Proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu a nota mínima em uma ou mais área avaliadas. Quando o participante tiver declarações de proficiência de todas as áreas pode, então, solicitar o Certificado.

Assessoria de Comunicação Social do INEP

Registrado em: INEP MEC