Notícia
Enem: Psicóloga dá dicas sobre como controlar a ansiedade na reta final de provas
Informações
Última modificação: 6 de Novembro de 2023 às 15:09
Estamos nos aproximando do segundo dia de aplicação de provas do Enem. Um sentimento bastante comum para quem está passando por essa maratona de estudos é a ansiedade. Para ajudar os estudantes a lidar com todo esse processo, a Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (COASE) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB está promovendo um encontro virtual sobre o tema: Ansiedade e ENEM, o que fazer?
O evento acontece nesta terça-feira (07), às 18h pelo Google Meet. https://meet.google.com/qtu-frda-sdo?authuser=1
“A ansiedade é um estado emocional que, ocasionalmente, atinge todas as pessoas, porém, é mais recorrente entre os jovens. Ocasionada por uma descarga de Noradrenalina, os sintomas da ansiedade são angústia, inquietação e, muitas vezes, mal-estar — como dor de barriga, enjoo e até desmaio”, revela Ana Carolina Simões, Coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante.
De acordo com a psicóloga, a proximidade das provas, o aumento do ritmo de estudos, a pressão familiar, o medo de um possível fracasso, além do receio de que ocorra imprevistos no dia do exame que afetem a performance (como dificuldade de raciocínio e baixa concentração), intensificam o problema.
O encontro virtual será com a supervisora e professora de psicologia Ana Sandra que faz parte do projeto de estágio do Uniesp em parceria com o IFPB. Também participam os estudantes do 10º período do curso de psicologia.
O grupo pretende realizar oficinas, debates, rodas de conversa, além da escuta individual, na tentativa de identificar fatores que possam provocar sofrimento nos estudantes do IFPB.que irão fazer o ENEM.
Ana Carolina Simões da PRAE reforça que “qualquer dúvida, o estudante pode entrar em contato com o Coordenador do NAPS do seu Campus e que neste momento delicado pelo qual estamos passando é muito importante a participação e o engajamento dos estudantes e coordenadores dos NAPS.”
DGCOM com informações da PRAE