Enex 2021: "Extensão para as diferenças: resistir e esperançar”

Extensão, Pesquisa e Pós

Encontro de Extensão e Cultura será em setembro, de modo virtual. Confira site e live de lançamento

Por Ernani Brito
Publicado: 9 de Julho de 2021 às 10:33
Última modificação: 9 de Julho de 2021 às 10:33

O projeto Quintas da Extensão que realiza lives, semanalmente, no perfil @proexcifpb no Instagram foi especial, neste dia 8 de julho. É que desta vez foi transmitido pelo YouTube para realizar o lançamento oficial do 6º Encontro de Extensão e Cultura (Enex) do IFPB. O principal evento extensionista e cultural do Instituto Federal da Paraíba vai acontecer de 20 a 22 de setembro, de modo virtual.

O site do evento e as modalidades de participação foram apresentadas na live transmitida ao vivo no canal da TV IFPB no YouTube, guiada pela comunicadora Verônica Rufino (Proexc) e a professora Liane Velloso (Campus JP). O lançamento contou com transmissão simultânea em Língua Brasileira de Sinais, com a colaboração das intérpretes de Libras do campus Patos: Amanda Falcão e Marilia Santos. A pró-reitora de Extensão e Cultura Cleidenedia Morais deu as boas-vindas a quem estava assistindo a apresentação que teve interação bastante animada no chat.

É possível conferir o lançamento neste link. Um vídeo especial produzido pela Comissão de Comunicação e Acessibilidade do Enex apresentando o Enex 2021 foi exibido e pode ser visto no canal da TV IFPB no YouTube.

O tema do Enex 2021 é “Extensão para as diferenças: resistir e esperançar”. O evento foi apresentado pelo diretor de Cultura da Proexc, George Glauber. O Enex já foi sediado pelos campi Areia, Cabedelo e Campina Grande. Segundo Glauber, a temática deste ano tem a intenção de trabalhar a diversidade, a inclusão e as formas de persistir em “um modelo de educação profissional e tecnológica com uma extensão popular, com um reconhecimento e valorização de expressões culturais de nossas comunidades, das minorias sociais”.

O Enex abriga outros eventos, entre eles o Festival de Intérpretes (Festin) do IFPB, que já acontecia desde a década de 80 na antiga Escola Técnica, com a apresentação musical de estudantes da instituição. Glauber destacou que o Festin, desde 2019, passou a abrigar também canções autorais dos alunos. Em 2021, a novidade é aceitar inscrições de músicas instrumentais. O diretor de Cultura adiantou que versões do Festin para alunos das redes municipais e estadual e para servidores do IFPB ainda devem acontecer.

Na ocasião, foi apresentado o site do Enex 2021 que pode ser acessado neste link. O prazo de inscrição (online e gratuito) está aberto até o dia 20 de setembro. As regras de participação para as atividades também estão disponíveis.

Entre as modalidades de participação estão: Redes de Conversa, Mesas Redondas, Conferência, Oficinas, Mostra Artístico-Cultural (teatro e dança, música, artes visuais), Mostra Tecnológica Social, Mostra de Produtos e Feira Solidária e Criativa. George Glauber adiantou que deve ter uma chamada para estudantes monitores que tenham interesse em trabalhar no evento.

A pró-reitora Cleidenedia encerrou o evento com um depoimento emocionado: “É um evento que está aqui para mostrar a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão. Agradeço a todas as comissões que estão trabalhando muito neste evento. Todos os campi estão ansiosos. Apesar de não estarmos presentes juntos fisicamente, isto não tirará o brilho do Enex que vai acontecer na semana de aniversário do IFPB”. Apesar de ser virtual, os organizadores esclarecem que é preciso se antecipar a garantir a participação porque há limite nas salas virtuais.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Arte: Luzivan Silva - programador visual do IFPB

Registrado em: Extensão
Assunto: Extensão, Pesquisa e Pós