Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Equipe do Campus Campina ganha bronze em Olimpíada de História

Notícia

Equipe do Campus Campina ganha bronze em Olimpíada de História

Campi

A competição reuniu mais de 300 equipes na Universidade Estadual de Campinas para a final da 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Aug. 22, 2017, 6:58 p.m.
Última modificação: Aug. 22, 2017, 6:58 p.m.

Os estudantes do campus Campina Grande mais uma vez se destacaram  em uma das maiores olimpíadas da área educacional realizada no país: a Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição ocorreu no último final de semana (19 e 20 de agosto) e reuniu, na Universidade Estadual de Campinas, mais de trezentas equipes de todos os estados. Intitulada “Equipisão”, os estudantes Vitória Medeiros, Heloyse Regis, ambas do curso de Química, e João Victor Neiva , do curso de Mineração levaram o nome da Paraíba e do IFPB ao pódio junto com o professor, Glayds Richeles.


“A olimpíada nos conduziu refletir sobre a importância do ensino médio de história no Brasil e possibilitou dialogar sobre a reforma educacional e uma ameaça a disciplina de história como não obrigatória”, comentou o professor Glayds.    

Esta edição teve aproximadamente 50 mil estudantes inscritos. Realizada desde 2009, a olimpíada é destinada  a alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil. O campus Campina Grande participa do evento desde 2011 e já conseguiu medalhas de prata e bronze , além de menções honrosas.  

Realizada por equipes compostas por 4 pessoas,3 estudantes  e o professor de História da instituição, a dinâmica das fases funciona de forma online e  as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe, pesquisa em livros, internet e com os professores. A última etapa é a prova presencial, sem a presença do professor. Este ano o tema foi “Defesa do Ensino de História”.

No total, foram distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, os demais receberam menções de honra ao mérito. 

Ernani Baracho – Jornalista do campus Campina Grande
Karla Aguiar – Revisora de textos do campus Campina Grande

Registrado em: Campina Grande
Assunto: Campi