Equipe do IFPB Campus João Pessoa se classifica para a etapa nacional da OBR 2019

Ensino Técnico

ALPHA IFPB JP, formada por estudantes de Eletrônica, conquistou o 2º lugar na competição.

Publicado: 4 de Setembro de 2019 às 15:15
Última modificação: 4 de Setembro de 2019 às 15:16

Ádisson Téjo, Petrus Bento, Yuri Pinheiro e João Rafael Rodrigues, estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrônica, conquistaram o segundo lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2019. Com esse resultado a equipe ALPHA IFPB JP garantiu a vaga para a etapa nacional, que será realizada na cidade de Rio Grande-RS, entre os dias 22 e 26 de outubro.

A etapa estadual foi realizada no período de 27 de agosto a 01de setembro, na Estação das Artes - Cabo Branco e reuniu mais de mil estudantes, distribuídos em 300 equipes. A competição tem dois níveis, a equipe do IFPB Campus João Pessoa disputou com mais 180 times inscritos no nível 2 e conquistou a 2ª colocação geral.

Segundo o professor Thiago Batista, orientador da equipe ALPHA IFPB JP e um dos integrantes do Grupo de Robótica Educacional Livre – GREL, o resultado faz parte de um trabalho que vem sendo realizado desde 2015. Ele credita a boa atuação dos estudantes ao empenho e dedicação de alunos e professores envolvidos no  GREL e ao apoio da Direção do Campus João Pessoa.

O docente avaliou a participação do campus na competição como um dos melhores aproveitamentos dos últimos anos, resultado um trabalho que vem se consolidando na área de robótica. “Na OBR 2019, modalidade prática, competimos com 3 equipes na primeira fase e as três se classificaram para a segunda fase, na qual conseguimos uma vaga para a final nacional. Resultado esse obtido devido aos esforços dos alunos ao longo do ano”, frisa Thiago Batista.

Os quatro estudantes participam do GREL, desenvolvem projetos e competem em torneios na área de robótica e automação. A preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica desse ano começou há cerca de seis meses, mas desde o ano passado o grupo tinha estipulado a meta de se classificar para a etapa nacional em 2019. “Todos os dias em que tínhamos tempo livre, íamos ao laboratório trabalhar no robô, até mesmo nas férias fomos no IFPB trabalhar no robô”, disse Ádisson Téjo.

Todos afirmam que o interesse pela robótica se intensificou por meio de atividades realizadas no campus, seja por meio de oficinas, pesquisas e competições. Eles afirmam que o apoio e suporte dado pelo IFPB, com a estrutura e dedicação dos professores foi importante para essa conquista.

“Foi um momento mágico, porque até a 2ª rodada nós estávamos em 4° lugar e só os 2 primeiros se classificariam para a nacional. Mas como tudo tem que ser sofrido, o robô fez uma 3ª rodada sensacional, com umas das melhores pontuações da competição, nos colocando na segunda posição e garantindo a vaga para a etapa nacional”, conta João Rafael Rodrigues sobre a conquista.

A expectativa pela final é grande, principalmente por ser a primeira vez que os quatro participam da etapa nacional da OBR. “Espero representar bem o nosso estado, ganhar experiência e continuar trabalhando para conquistar o melhor resultado”, completa Petrus Bento.

Para quem tem interesse em se desenvolver atividades de robótica, os meninos indicam integrar grupos de pesquisa. “A robótica é uma atividade que promove bastante o aprendizado individual e coletivo”, ressalta Yuri Pinheiro, ao comentar sobre a importância da área na formação dos estudantes do IFPB.

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB - Campus João Pessoa