Estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas participaram do VII Enalic

Bolsas, Estágios, Empregos

Evento aconteceu entre os dias 05 e 07 de dezembro, na UECE, em Fortaleza/CE.

Publicado: 11 de Dezembro de 2018 às 10:05
Última modificação: 13 de Dezembro de 2018 às 16:40

ma comitiva de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Cabedelo participou do VII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - Enalic, associado ao VI SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e ao I SEMINÁRIO NACIONAL DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro/18, na UECE, em Fortaleza/CE.

A comitiva foi composta por 23 discentes de diversos períodos do curso, sendo que todos eles fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ou do Programa Residência Pedagógica (PRP). Vale ressaltar que diversos discentes tiveram trabalhos aprovados, nas categorias pôster e apresentação oral. A comitiva foi conduzida pelo professor e coordenador de área do subprojeto Pibid/IFPB/Biologia, Thiago Ruffo.

A participação nestes eventos é muito importante para a formação do licenciando, visto abordar conteúdo relevante e atualizado para a formação dos futuros professores, promover contato com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições, possibilitar um melhor entendimento do programa (Pibid ou PRP) em que estão inseridos, além de abrir espaço para a apresentação de trabalhos científicos, afirmou o professor Thiago Ruffo.

A discente Elisangela Soares, participante do Programa Residência Pedagógica, manifestou sua opinião sobre a participação nos eventos. Para ela “a participação no VII Enalic foi de grande importância para o meu crescimento enquanto licencianda. Poder conhecer pessoas de outros estados e de outras licenciaturas e saber que não estamos nessa luta sozinhos é confortante. Essa integralização entre as licenciaturas e os programas da Capes (Residência Pedagógica e Pibid) foi muito interessante, pois assim deu para observar as perspectivas de cada projeto. Além disso, foi possível prestigiar o trabalho dos meus colegas de curso e ver como nós e nosso curso tem evoluído com o passar dos semestres”, afirmou a discente.

Nas palavras de Rebeka Moreira, participante do Pibid, “participar do VII ENALIC me fez conhecer os programas da Residência Pedagógica e Pibid mais a fundo, com relação a suas perspectivas e metas. Através dos minicursos, palestras e apresentações de trabalhos foi possível conhecer e aprender sobre novas metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem por meio dos estudantes, professores e pesquisadores de todos os estados do Brasil, uma grande troca de conhecimentos. Além disso, prestigiar os trabalhos dos colegas e apresentar meu trabalho foi importante para o crescimento acadêmico de ambos”.

Ainda que não houvesse a apresentação de algum trabalho, a importância da participação nos eventos foi enaltecida, conforme mostra depoimento da discente Dreyciele Barbosa, aluna participante do Pibid: “Eu como aluna do Pibid, mesmo não apresentando algum trabalho, pude presenciar apresentações, participar de minicursos e palestras, além de compreender a dinâmica de um evento que tem como público participante estudantes de diversos estados, mostrando assim a importância da inovação e valorização do investimento em pesquisa envolvendo educação”.

Os eventos trouxeram como tema "Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática" e correspondeu a um momento de diálogo sobre experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na Educação Básica e na formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

*com informações do Campus