Estudantes do ensino superior participam de Colação de Grau

Campi

Solenidade aconteceu, à noite, no pátio na unidade Sede do Campus Sousa.

Publicado: 30 de Maio de 2017 às 17:02
Última modificação: 30 de Maio de 2017 às 17:02

O IFPB - Campus Sousa organizou na última sexta-feira (26) a solenidade de Colação de Grau para estudantes concluintes de quatro cursos superiores da instituição. Participaram do evento 29 alunos de Química, Agroecologia, Educação Física e Medicina Veterinária. Desse último curso, outros dois formandos haviam solicitado a antecipação do ato oficial, que é obrigatório para a conclusão do Ensino Superior.

O pátio da unidade Sede foi escolhido para receber as dezenas de convidados. O local foi decorado em dois ambientes: um para a mesa com autoridades acadêmicas e outro para o registro de fotos dos estudantes formandos e seus parentes.

A cerimônia durou cerca de três horas e foi marcada por depoimentos fortes. Falando como representante da turma de Agroecologia, a estudante Maria Iza de Arruda Sarmento focou nos desafios que se colocam no caminho dos novos profissionais da área. "Chegou a hora de sairmos mundo afora e de buscarmos nosso lugar ao sol. Temos uma longa caminhada pela frente: a reforma agrária, a demarcação das terras indígenas, a luta contra os agrotóxicos. Devemos ser honestos para encarar tais questões com bravura", disse.

João Silvestre da Silva Neto, concluinte de Medicina Veterinária, fez um resumo da própria tragetória e da dos colegas até o dia da Colação. "Desde o início do curso, muitas foram as dificuldades: o ato de sair de casa, assumir responsabilidades e riscos, crescer em maturidade e perder a estabilidade que o seio acolhedor da família nos oferece. Mas, se estamos aqui, é porque conseguimos passar por todas as provações com força e excelência", destacou.

As crises pelas quais passa o Brasil não ficaram de fora da solenidade. Elas foram o tema, por exemplo, do discurso da professora Aparecida Sobreira, paraninfa da turma de licenciatura em Química. Aparecida citou alguns dos escândalos que interferem, diretamente, na rotina das instituições públicas de educação, como o IFPB. Mas escolheu deixar uma palavra positiva aos ouvintes. "Diante desse quadro, convido cada um a não desistir, a continuarmos com esperança no futuro, mesmo que, por vezes, tenhamos a impressão de ser incerto. Ele haverá, com a ajuda de Deus, de ser promissor", falou.

Cada pronunciamento foi assistido com atenção pelo reitor Nicácio Lopes, que anotou frases que mais o impactaram, como as que permearam a fala de Samara Raquel Souza Ribeiro Andrade, do curso de Química. "Ela fez alusão à formação humanística que deve caracterizar a capilaridade de um professor e fez referência à dívida que nós temos com a sociedade brasileira. Foi muito feliz", avaliou.

Outras autoridades também fizeram questão de se dirigir aos formandos. "A qualidade de uma instituição é também medida pela competência dos profissionais que ela entrega ao mundo do trabalho. O desempenho de vocês, no exercício de suas atividades, dirá quão bom é o IFPB," falou o diretor de Desenvolvimento do Ensino do Campus Sousa, Joserlan Moreira. E o diretor-geral, Eliezer Siqueira, agradeceu: "Obrigado aos estudantes e aos pais por terem escolhido o IFPB Campus Sousa. Esperamos que vocês possam trilhar, cada dia, realizando sonhos".

O Campus Sousa já se prepara para outro evento: o da formatura de estudantes dos cursos de nível médio. Será no próximo dia 09 de junho, também na unidade Sede.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa

Registrado em: Sousa