Festival de Intérpretes da Música do IFPB organiza final para dezembro

Campi

Essa semana tem eliminatórias em Catolé do Rocha e Cajazeiras. Campus Monteiro vai sediar a disputa entre os estudantes finalistas.

Publicado: 9 de Novembro de 2016 às 12:03
Última modificação: 9 de Novembro de 2016 às 12:03

A grande final do XXI Festival de Intérpretes da Música Pop do IFPB 2016 (Fest’in 2016) vai ser realizada no dia 1º de dezembro, sob organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O evento ocorrerá no pátio interno do Campus Monteiro do IFPB e contará com a participação dos primeiros colocados nas etapas eliminatórias realizadas em cada campus. O Festival objetiva a revelação de talentos musicais entre os estudantes do Instituto, no que se refere à interpretação. O evento é aberto a todos os intérpretes, independente de estilo musical, gênero e nacionalidade, desde que pertençam aos cursos do IFPB.

As eliminatórias já estão em andamento e alguns campi já contam com seus representantes para a final do Festival 2016. Como é o caso dos campi de Guarabira, João Pessoa, Picuí, Santa Rita e Sousa, cujas finais ocorreram durante o mês de outubro deste ano.

Duas etapas eliminatórias já estão com data marcada, são as dos campis Cajazeiras e Catolé do Rocha. No Campus Catolé do Rocha, a seleção de seu representante está prevista para iniciar as 17h30 do dia 8 de novembro. No Campus Cajazeiras, a seletiva está prevista para ocorrer no dia 9, às 18h30.

Até o dia 11 de novembro, ocorrerão eliminatórias nos demais campi do Instituto. Até lá, a organização do festival almeja contar com a participação de todos os Campi.

No Campus Guarabira, a escolha do representante ocorreu durante a primeira edição do “IF Em Cantos: 1º Festival de canto do IFPB – Campus Guarabira”. O IF Em Cantos foi organizado pela professora de Artes Líbna Naftali, coordenadora do Projeto de Extensão IFMusic. O vencedor do festival, que irá representar o Campus na XXI edição, foi o aluno Pedro Sales, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, com a música "Sublime".

Já no Campus Santa Rita, a aluna Maria Cecília do Nascimento Diniz da Silva, discente do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, foi a intérprete selecionada para representar o Campus. Ela venceu a eliminatória com a música "Aquieta minha alma", de autoria de Thamires Garcia, e já tem sua vaga garantida na final 2016.

O Festival existe desde 1987 e já colaborou com a revelação de vários talentos da música paraibana. São muitos exemplos de alunos que já participaram do festival e hoje seguem carreira na música. O professor Geraldo de Araújo Lima é um dos membros da comissão central do Fest’in e comentou sobre a importância dos cursos de Música na revelação de talentos no Instituto.

“Uma oportunidade única para os alunos desenvolverem e expressarem seus sentimentos por meio da própria música, do canto e interpretação musical. Onde nós buscamos ensinar e aprender em conjunto. Independentemente de concorrência são todos participantes que criam músicas para o evento. Uma capacidade surpreendente de cada aluno”, destacou o professor de Música.

O professor Geraldo comentou ainda sobre a importância do evento para a formação acadêmica e humana dos inscritos, onde se tem um desenvolvimento psicomotor, social e cultural dos alunos. “As artes de um modo geral ajudam na convivência e na igualdade entre os seus pares e na aceitação humana de um modo geral. Teremos uma interação entre os campi, um aprendendo e ensinando com o outro. Mostrando, ao mesmo tempo, que o estudo e a educação não é somente conhecimentos gerais, mas também artes e cultura”, completou o professor.

Para mais informações sobre as inscrições para as eliminatórias, os candidatos deverão procurar a Coordenação de Extensão e Cultura de seu respectivo campus, onde poderão saber as datas e o horário de cada eliminatória.

As inscrições dos representantes de cada Campus deverão ser realizadas até 11 de novembro, mediante a inscrição de sua participação formalizada pelo coordenador de extensão e cultura que deverá enviar a ficha de inscrição do aluno selecionado. Todas as informações necessárias, sobre a XXI Festim, poderão ser consultadas no edital Edital nº 39/2016, disponível aqui.

No dia 14 de novembro, será publicada, no site do IFPB, a relação de inscrições homologadas para participação da final do Festival. Durante a final, a comissão de organização colocará à disposição dos concorrentes o som profissional com palco, iluminação e a banda (única) do Festival. O julgamento dos intérpretes será feito através de uma comissão formada por jurados, que atribuirão notas de 5 a 10, conforme conceitos: ruim, regular, bom, ótimo e excelente, quando da apresentação pública dos intérpretes.

Os participantes serão julgados de acordo com os seguintes aspectos musicais: afinação, ritmo, musicalidade, postura e criatividade. O critério de desempate será feito pela organização e originalidade da música defendida pelo intérprete em questão. Igualmente, será avaliada a interpretação do cantor, o estilo da música e a performance do intérprete.

Os três primeiros colocados receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500; R$ 1.000 e R$ 500, respectivamente, do primeiro ao terceiro colocado, de acordo com o julgamento dos jurados. Será premiada também a Coordenação de Extensão e Cultura do Campus do vencedor com o mesmo valor, podendo ser usado na compra de instrumentos musicais e/ou equipamentos.

Jéssica Soares – estagiária da Diretoria de Comunicação

Registrado em: Artes IFPB Música