Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Festival de Intérpretes e Canções (Festin) do IFPB abriu inscrições

Extensão, Pesquisa e Pós

Categorias para estudantes, servidores e egressos do IFPB e alunos das escolas municipais e estaduais da Paraíba

Por Ernani Brito
Publicado: July 27, 2021, 9:12 a.m.
Última modificação: July 27, 2021, 9:13 a.m.

O Festival de Intérpretes e Canções do IFPB, um dos eventos mais tradicionais da instituição, já está com inscrições abertas. O Festin 2021 faz parte do Programa de Ação Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em parceria intersetorial com as coordenações dos cursos de Instrumento Musical dos campi João Pessoa e Monteiro. O Festin está inserido na programação do 6º Encontro de Extensão e Cultura (Enex) do Instituto Federal da Paraíba.

Este ano, o Festin 2021 traz várias novidades como a inclusão de novas categorias de participantes, além dos estudantes do IFPB. Discentes das escolas municipais e estaduais paraibanas também vão poder concorrer em uma das categorias, bem como servidores e egressos do IFPB. É preciso verificar a faixa etária para participar.

Outra novidade é que os concorrentes podem participar interpretando músicas instrumentais, além das modalidades de canção autoral e canção popular (já famosa e devidamente gravada). Todos precisam seguir o tema principal do concurso neste ano: “Collab (colaboração) musical em tempos de pandemia”.

Para isto, nenhuma interpretação musical participante do concurso poderá ser feita de modo solo. É preciso que sejam articuladas parcerias, mantendo o distanciamento social vigente na pandemia e utilizando as tecnologias remotas.

A edição 2021 do Festin homenageia os Mestres e Mestras da Paraíba enaltecendo a Banda Cabaçal São Sebastião, Penha Cirandeira, As Ceguinhas de Campina Grande e Dejinha de Monteiro. O concurso é organizado por meio da Diretoria de Cultura da Proexc em articulação com os campi JP e Monteiro.

A premiação para os discentes é de R$1500, contemplando cada categoria e modalidade. Serão 12 prêmios neste valor. Para os egressos e servidores, não há premiação em dinheiro, apenas Moção de Aplauso e reconhecimento pelo mérito artístico.

As inscrições devem ser feitas no período de 23 de julho a 06 de setembro por meio de formulário eletrônico do Google. Será feita uma análise documental e após o resultado, previsto para 9 de setembro, os músicos iniciam a inserção dos vídeos com as canções no YouTube.

Haverá duas formas de premiação, por mérito artístico, com a análise da comissão julgadora designada pela Proexc, e por voto popular, obtido com as curtidas no YouTube. A apresentação dos selecionados será feita em 21 de setembro. O resultado dos vencedores deve ser divulgado em 30 de setembro.

Acesse aqui o Edital do Festin e seus respectivos anexos.

Saiba mais sobre o Enex 2021 acessando o site do evento. Diversas modalidades de participação com submissão de trabalho já estão com inscrição aberta.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: Thaise Marques - estagiária da Proexc

Registrado em: Extensão
Assunto: Extensão, Pesquisa e Pós