ForGrad discute em João Pessoa questões da diversidade na Educação Superior

Trigésima edição do encontro aconteceu no Centro de Formação de Educadores.

Publicado: 31 de Outubro de 2018 às 17:32
Última modificação: 31 de Outubro de 2018 às 17:32

Com o tema “Diversidade na Educação Superior: há possibilidade de uma identidade nacional?” teve início nesta quarta-feira (24) em João Pessoa o Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) - edição 2018. A abertura aconteceu no auditório do Centro de Formação de Educadores, localizado em Mangabeira.

A 31º edição do encontro que reúne Pró-Reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior vai até sábado, quando será elaborada a Carta de João Pessoa com os temas debatidos.

A mesa de abertura foi formada pelo Reitor do IFPB, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes; Diretora substituta de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Lilian Carvalho do Nascimento, que representou o professor Sílvio José Cecchi, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC; Presidente do ForGrad Nacional, Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; Reitor da UFCG, Vicemário Simões; Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Ariane Norma Menezes de Sá, que representou a Reitora Margareth de Fátima Diniz; Reitor da UEPB, Antônio Guedes Rangel Júnior e a Assessora Acadêmica do UNIPE, Marília Gabriela Duarte Fialho, que representou o Reitor Renato Padovese.

O Reitor da Universidade Estadual da Paraiba, Antônio Guedes Rangel Júnior abriu os discursos. Ele leu uma carta da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) em apoio à democracia e a autonomia das instituições. “Defenderemos com todas as nossas forças as conquistas históricas da democracia e reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade livre, justa e solidária” disse.

A Pró-Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Ariane Menezes falou sobre o acirramento da luta de classes e defendeu o fim da intolerância. “Na condição de educadores que somos, não vamos deixar que esse desconforto que passa o país nos atinja, façamos desse encontro um momento de discussão e reflexão”.

A Presidente do ForGrad Nacional, professora Mary Roberta Meira Marinho, comentou que este ano foi de muitos desafios para a educação no país. “Tivemos mudanças no Conselho Nacional de Educação, alterações na LDB, na lei do ensino médio, e incertezas para a comunidade acadêmica, mas sempre nos pronunciamos em defesa de uma educação de qualidade” disse.

Mary Roberta também anunciou o nome do Pró-Reitor Alexandre Marino Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina, como novo vice-presidente do ForGrad Nacional, em substituição ao professor Miguel Arcanjo.

O último a discursar foi o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes. Ele lembrou que as universidades brasileiras têm um histórico de resistência e disse que “Apesar das adversidades, temos tranquilidade de que nossas estruturas não serão abaladas”. Ele destacou as temáticas que serão abordadas ao longo do encontro para a construção de uma educação reflexiva.

“O país que sonhamos passa pelo pensamento dos que são formados em nossas instituições, esse evento aqui é um exemplo de patriotismo, de nacionalidade “concluiu Nicácio.

Depois dos discursos houve uma mesa redonda com as coordenações regionais do ForGrad Nacional. A parte musical do encontro ficou a cargo do Coral do Unipê, regido pelo maestro João Alberto Gurgel.

Confira nesse link a página do ForGrad onde consta a programação.

Confira mais fotos na nossa página oficial do Facebook.

DGCOM/IFPB

Registrado em: Graduação IFPB MEC