Homologado recredenciamento institucional do IFPB

Informações

O parecer de homologação do Conceito 4 foi publicado no Diário Oficial da União do dia 09/01.

Publicado: 21 de Janeiro de 2019 às 11:15
Última modificação: 21 de Janeiro de 2019 às 11:15

Foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira (09), o parecer CNE/CES 816/2018 que homologa, por unanimidade, o Conceito 4 obtido pelo IFPB no Recredenciamento Institucional realizado presencialmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no mês de julho do ano passado.

Para ser recredenciada, a instituição passou por uma avaliação que abrangeu os seguintes eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

O diretor de Educação Superior, Geísio Vieira, explica que o conceito institucional é um indicador importante nas instituições que ofertam o Ensino Superior, ou seja, “é um ato que permite o funcionamento de uma instituição de ensino superior e a oferta de cursos, com o objetivo de contribuir para o autoconhecimento e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela instituição”.

Na escala de 1 a 5, o IFPB obteve Conceito 4, que reflete, segundo o diretor, o compromisso social da instituição. “Na avaliação realizada anteriormente, os indicadores do instrumento de avaliação eram mais simples, com cobranças menores. Em 2018, o MEC exigiu mais complexidade, sendo mais incisivo em relação às ações em que o IFPB atua. Nossas notas foram bastante relevantes, obtendo maior destaque nos eixos que envolveram nossas Políticas de Gestão (com nota 4,63) e Desenvolvimento Institucional (com 4.56). Tudo isso ressalta o compromisso do nosso instituto em ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística com qualidade e transparência”.

Para a realização da avaliação presencial, o IFPB formou uma comissão envolvendo servidores de suas pró-reitorias e das diretorias sistêmicas e dos campi, sob a presidência da pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho.

“O trabalho da comissão foi de grande relevância para esta conquista. Fomos notificados da realização da avaliação em um momento adverso de crise política no país e, a partir de um diagnóstico de fragilidades e da mobilização de todos os servidores envolvidos, conseguimos manter o padrão de Ensino Superior ofertado pelo nosso instituto. Então, só temos que parabenizar a professora Mary Roberta e todos que contribuíram direta e indiretamente para termos o Conceito 4 na avaliação. O IFPB está de parabéns!”, enaltece o reitor Nicácio Lopes.

Conforme consta no parecer CNE/CES 816/2018, o recredenciamento do Instituto é válido por oito anos.

Verônica Rufino - DGCom/IFPB

Registrado em: Educação IFPB