Hospital Veterinário faz mutirão para castração de animais

Campi

Ação foi realizada com o apoio de quatro projetos de extensão do Campus Sousa.

Publicado: 4 de Setembro de 2019 às 15:47
Última modificação: 4 de Setembro de 2019 às 15:47

A equipe do Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA), do IFPB Campus Sousa, realizou um mutirão de cirurgias de castração de cães e gatos nas últimas semanas. Cerca de 50 fêmeas, entre gatas e cadelas, passaram pelo procedimento. A ação foi realizada por meio de quatro projetos de extensão do IFPB.

Entre os selecionados, estão animais errantes e outros sob responsabilidade de Organizações de proteção animal de Sousa e Cajazeiras (PB). De acordo com a professora Thais Ferreira Feitosa, o mutirão deve continuar ainda neste semestre. "A meta é chegarmos a cem fêmeas, porque é o que realmente tem impacto no controle reprodutivo", disse.

Os projetos de extensão têm como foco a prevenção de controle de zoonoses (doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem), controle populacional de cães e gatos, apoio a ONGs e prevenção ao câncer de mama em fêmeas, devido o uso excessivo de injeções anticoncepcionais. As cirurgias foram realizadas com a ajuda dos estudantes do curso de Medicina Veterinária do IFPB.

O Hospital Veterinário atende, diariamente e de forma gratuita, cerca de 15 pacientes por dia, nos turnos manhã e tarde. O atendimento é por ondem de chegada. A estrutura fica dentro da escola-fazenda da unidade São Gonçalo e funciona de segunda à sexta-feira. O telefone do setor é o (83) 3556-1001, ramal 244.

Além de cirurgias ortopédicas e de castração, HV-ASA também presta serviços à comunidade com consultas, realização de exames (sangue e de imagem) e acompanhamento pós-operatório dos animais. Outra frente de ação é através das pesquisas desenvolvidas com estudantes e os projetos de extensão voltados para conscientização e educação da comunidade externa. Recentemente, servidores e alunos do curso trataram de adoção de práticas adequadas na criação de cavalos e de alerta sobre o risco da criação de saguis em casas.

por Clébio Melo - Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa

Registrado em: Sousa Veterinária